Duas pessoas ficaram feridas na queda de uma aeronave na manhã deste sábado (29), no bairro Jardim Montanhês, região Noroeste de Belo Horizonte.

O ultraleve, um monomotor, atingiu o telhado de uma casa, na esquina de rua Belo Vale com avenida Pedro II, logo após decolar do aeroporto do bairro Carlos Prates, a alguns metros dali. As vítimas são o piloto Carlos Cunha Figueiras, de 64 anos e seu aluno, Guilherme Campos Vieira, 48. Ambos foram socorridos pelos militares e levados conscientes para o Hospital João XXIII. Segundo a assessoria do HPS, às 22h, eles permaneciam em observação, mas fora de perigo.

O pequeno avião pretendia retornar ao Aeroporto Carlos Prates. As causas do acidente não foram esclarecidas. Segundo os bombeiros, o ultraleve estava com cerca de 60 litros de combustível, que foram derramados no imóvel. Um trabalho de resfriamento foi feito para evitar risco de incêndio e explosões.

Por sorte, nenhum morador se feriu. O aposentado Márcio José da Silva, 65, contou a nossa reportagem que ficou desesperado, quando viu o avião se aproximando da casa dele. "Eu estava na rua. Minha mulher e meu filho estavam lá dentro, mas ouviram o barulho e conseguiram sair a tempo. Ela (a mulher) ainda está em choque, tá chorando muito até agora", contou. O imóvel da família foi atingido de raspão e teve apenas parte da fachada e telhado danificados, mas sem danos estruturais, segundo os bombeiros.

Moradores do entorno reclamaram do barulho constante e do risco a que estão expostos por conta da proximidade com ao aeroporto. Eles disseram ter visto o momento em que o avião apresentou a pane, tentou retornar, mas acabou caindo. E depois filmaram o momento de resgate das vítimas.

Cenipa

O avião está com a documentação em dia. Fernando Oliveira, representante da Infraero, esteve no local e informou que as investigações ficaram a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por se tratar de uma aeronave particular. O dono do avião também compareceu ao endereço,e providencia o reboque. Os bombeiros permaneceram no local para garantir a segurança até os trabalhos findarem. A aeronave foi retirada por volta das 14h45.

Atualizada às 22h