Folia 2017

Baianas Ozadas esquenta pré-Carnaval de BH neste sábado

Uma das novidades do bloco é a criação da ala infantil, em parceria com a Polícia Militar

Por Carolina Caetano
Publicado em 14 de janeiro de 2017 | 16:43
 
 
 
normal

Com muito batuque, o bloco Baianas Ozadas reuniu várias pessoas durante o primeiro ensaio do pré-Carnaval em Belo Horizonte. A festa começou cedo no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR)do bairro Esplanada, na região Leste da capital mineira, neste sábado (14).

A assistente de vendas Isabella Balarini, de 23 anos, já tinha ouvido falar do bloco e resolveu ir conferir de perto. "O Carnaval de BH está cada vez melhor. Há dois anos, prefiro não viajar e curtir a festa aqui mesmo", contou a jovem, que estava acompanhada da amiga Fernanda Silva, de 24.

Ao contrário de Isabella, Fernanda já tinha visto outros ensaios e afirmou gostar muito da percussão. Neste ano, o Baianas leva para a rua uma homenagem ao cantor Moraes Moreira, um dos fundadores dos Novos Baianos.

"O Moraes une a tradição do trio elétrico com a vertente afro que influencia o Carnaval até hoje. O Baianas tem um trabalho com conceito, com foco e a gente pretende fazer a cada ano que o nosso Carnaval seja uma grande festa popular, que é o espírito de Dodô e Osmar" explicou Geo Cardoso, idealizador do bloco.

No meio dos adultos, fantasiadas de fadas, as pequenas Carolina, de 8 anos, e Isabela, de 5, se divertiam junto com os pais. A mãe das crianças, a professora Daniele Viana, de 36, contou ir aos ensaios é uma boa opção de diversão em família.

"Estamos todos animados. Nós já estamos olhando os bloquinhos infantis para levar as meninas em fevereiro", disse a educadora.

Além de todos os componentes, em 2017, a festa do Baianas contará com uma participação especial. O cantor e compositor mineiro Maurício Tizumba está confirmado nas apresentações do bloco.

"Quando o Geo me convidou para cantar e dançar  no bloco foi um prazer. Geralmente, nos Carnavais eu estou fora, mas sempre acompanhando os Baianas. Este ano, graças a Exú e orixás, deu certo e estarei em todos os ensaios e nas apresentações de fevereiro", finalizou.

Os ensaios acontecem todos os sábados, a partir das 10h, até o dia 18 de fevereiro, no CMRR, localizado na avenida Belém, esquina com Andradas.

Em parceria com a PM, Baianas cria ala infantil

Com apenas 4 anos, Arthur Rodrigues estava animado com a ideia de aprender percussão. O garoto vai participar da primeira ala infantil do Baianas Ozadas. O projeto é em parceria com a Polícia Militar.

"Desde 2012 já realizávamos campanha de prevenção de abuso de álcool e uso de drogas durante o Carnaval em cidades do interior de Minas. Como o Carnaval em Belo Horizonte está crescendo, nós fomos convidados para a crianção da ala infantil. Além da percussão, as crianças passarão por oficinas educativas e preventivas", explicou o um dos integrantes da Diretoria de Apoio Operacional (DAOp) da corporação, sargento Cássio Jhonny Tenório.

O objetivo é que a ala seja composta por 60 pequenos. Meninos e meninas que moram em comunidades no entorno do CMRR, nos bairros Alto Vera Cruz, Saudade e Pompeia, foram convidados a participar das oficinas, que acontecem também aos sábados, no mesmo horário e local da apresentação dos Baianas.

"Os pais que tiverem interesse podem entrar em contato com a polícia pelo telefone 3071-2624 ou direto com o Baiana Ozadas para receber orientações", finalizou o sargento.

Havayana Usadas

Também na manhã deste sábado, o bloco Havayanas Usadas, montado por ex-componentes do Baiana, começou com os ensaios na Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim, na rua do Mercado , no Conjunto Santa Maria, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!