No sul de Minas

Bebê nasce em Capetinga depois de quase 12 anos sem registro de natalidade na cidade

Há cerca de 10 anos, o hospital perdeu a maternidade, e por isso, os partos são feitos em cidades vizinhas

Por Franco Malheiro
Publicado em 07 de fevereiro de 2019 | 12:44
 
 
 
normal

A pequena cidade de Capetinga, no sul do estado, ganhou um capetinguense ilustre em janeiro deste ano. Jadson Vilei Ribeiro dos Santos foi o primeiro bebê com nascimento registrado na cidade em quase 12 anos. Sem uma maternidade por lá, a maioria das mães têm os filhos em municípios vizinhos. 

O mais novo bebê da cidade é o quarto filho da dona de casa Devanira dos Santos, de 28 anos. Logo que história chegou ao conhecimento das pessoas da cidade, Jadson ficou famoso.

“As pessoas me param na rua e perguntam se fui eu que tive o bebê em Capetinga. As pessoas não acreditam”, conta rindo a mãe. “Ele ficou famoso, virou celebridade”, brinca.

Há cerca de 10 anos, o hospital da cidade, que tem cerca de 7,1 mil habitantes, perdeu a maternidade, e por isso, os partos são feitos em cidades vizinhas, a maioria em Cássia, cerca de 20km de Capetinga. 

No caso de Devanira, ela entrou em trabalho de parto em 24 de janeiro, por volta das 2h30. Ela chegou ao Pronto Atendimento de Capetinga e foi encaminhada de ambulância para a maternidade de Cássia. Porém, chegando à cidade, uma enfermeira mandou a paciente voltar porque o bebê não estava pronto para nascer.

“Ela disse que meu útero estava baixo e que ainda não estava na hora”, contou Devanira. Ela voltou para casa, mas depois de 17 horas com fortes contrações precisou voltar ao pronto socorro, onde o filho nasceu, com três quilos. 

“Quando ela voltou ao hospital percebi que a criança estava prestes a nascer, até tentar encaminhá-la para Cássia novamente, mas não daria tempo, então precisei fazer o parto no pronto socorro. Foi emoção total!”, contou o médico e diretor clínico do pronto atendimento, Loíde Batista, que é clínico geral e foi o primeiro parto que realizou desde que se formou. 

“O bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço, mas rapidamente conseguimos fazer o procedimento correto e salvá-lo. Ele nasceu com bastante saúde”, comemora o médico. 

Após o nascimento, a criança e a mãe foram encaminhadas para o hospital de Cássia para observação. Já receberam alta e estão em casa. 

A vinda de Jadson foi uma surpresa até para o cartório de Registro Civil da cidade.“Aqui no cartório eu já estou há seis anos. Que eu me lembro, eu nunca fiz um registro que tenha nascido aqui em Capetinga. As crianças têm nascimento registrado em cidades próximas como Cássia, Passos ou Franca (SP)”, contou a oficial do Cartório de Registro Civil, Priscila Rosa. 

'Nerso da Capetinga'

A Capetinga onde nasceu Jadson não é a mesma do icônico personagem Nerso da Capitinga do humorista Pedro Bismarck. Embora a terra natal de Nerso também fica em Minas Gerais, no caso dela, trata-se de um distrito da cidade de Muriaé, na Zona da Mata. 

O ator já disse em entrevistas que não conhece o vilarejo. Segundo ele, que é de Muriaé, escutava de sua mãe histórias do povo de lá, o que o inspirou na costrução do personagem. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!