Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, decretou nesta terça-feira (8) situação de emergência por causa da infestação do mosquito Aedes aegypti – principal vetor de dengue, zika e chikungunya – no município.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram registrados 4.195 casos suspeitos de dengue em Betim entre dezembro e os dois primeiros meses do ano.
“Fica declarada a existência de situação anormal provocada pela infestação do mosquito Aedes Aegypti e caracterizada como Situação de Emergência”, diz o decreto que é válido por 120 dias.
Com o decreto, a prefeitura poderá convocar servidores e empregados públicos municipais para integrar as ações de resposta, bem como convidar outros órgãos, empresas e/ou instituições para participação nas reuniões, com o fim de contribuir para o alcance dos objetivos propostos.
O documento foi assinado pelo prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), pela procuradora-geral do município Patrícia Figueiredo Coura Horta e pelo secretário municipal de saúde Rasível dos Reis Santos Júnior.