A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, vai publicar um novo decreto com mudanças em relação às medidas de flexibilização do comércio previstas no decreto 42.082, publicado no dia 18 de abril. O município deve determinar novamente o fechamento de bares e proibir o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos.
“Nós estamos fechando os bares, os restaurantes serão limitados até as 15h, não haverá funcionamento noturno, e deveremos tirar a bebida alcoólica de consumo em locais públicos. Nota-se que, durante o horário noturno, há um relaxamento muito difícil de se controlar em função do uso de bebida alcoólica. Ela poderá ser consumida em locais privados, dentro de casa. Em locais públicos, haverá interdição”, afirmou o prefeito Vittorio Medioli.
Segundo ele, no último final de semana, as equipes de fiscalização da prefeitura verificaram que houve “abusos em relação a bebida alcoólica”.
O prefeito diz também que restaurantes e igrejas terão que apresentar um plano de funcionamento.
O decreto 42.082 prevê que bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings centers e galerias podem funcionar, desde que adotem medidas como fixar o tempo de permanência do cliente, proibir o acesso de pessoas pertencentes a grupos de risco e disponibilizar pias para lavagem de mãos com sabão líquido, papel toalha e lixeira de pedal.
Coletiva
O anúncio das mudanças foi feito durante entrevista coletiva na prefeitura de Belo Horizonte, que também contou com a presença dos prefeitos da capital, Alexandre Kalil (PSD), de Nova Lima (Vitor Penido) e de Contagem (Alex de Freitas).
Vittorio também destacou que os casos de Covid-19 na cidade estão sob controle. “Betim teve, ao longo dessa pandemia, apenas 12 casos confirmados, e dez já foram superados, que são de pessoas que vieram do exterior. Os outros dois estão em isolamento”, detalhou.
As condições das cidades são diferentes. Se Betim não encontrar a confiança na consciência das pessoas, com o uso da máscara, do álcool em gel, das outras medidas, nós fecharemos a flexibilização”, afirmou Vittorio.
Desde o último sábado (25), quem sai às ruas em Betim precisa usar máscaras, tanto em espaços públicos quanto nos privados. A falta do equipamento rende uma multa de R$ 80.