Saúde

BH oferece teleconsultas gratuitas para pessoas com sintomas respiratórios

Serviço está disponível on-line para todo o público a partir de um ano de idade e cadastrado em um centro de saúde

Por O Tempo
Publicado em 15 de abril de 2024 | 22:10
 
 
 
normal

O serviço de teleconsultas está sendo oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para pessoas com sintomas de doenças respiratórias. A estratégia faz parte do plano assistencial anunciado na última semana e prevê a implementação de novas ações, de acordo com o cenário epidemiológico da cidade. 

O serviço está disponível on-line para todo o público de BH a partir de um ano de idade e cadastrado em um centro de saúde da capital. O horário de atendimento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH.

Mais de 3,2 mil consultas on-line jpa foram ofertadas, considerando o último mês, sendo 17% voltadas especificamente para casos respiratórios. Desde o início do mês de março os teleatendimentos já havia sido ampliados para situações clínicas leves como gripe, além das arboviroses.  

A foi feita, conforme explicado pelo Executivo municipal, com o objetivo de garantir a assistência de forma ágil e oportuna à população, considerando a pressão assistencial das unidades da rede SUS-BH devido à epidemia de dengue e o aumento no registro de situações respiratórias.

Como se cadastrar para a consulta

Caso o cidadão não tenha cadastro em um dos 152 centros de saúde, ele deve procurar a unidade de referência para realizar o processo. Os endereços estão disponíveis no portal da prefeitura. Após ser referenciado em uma dessas unidades, a pessoa deve acessar o serviço e agendar a consulta

Depois de confirmar o cadastro na plataforma, o paciente escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.

As teleconsultas agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro delas e não dos pais, mas cabe destacar que os responsáveis devem acompanhar todo o atendimento. Outras informações podem ser verificadas clicando aqui.

Com PBH

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!