Balanço

BH vacina quase 25 mil pessoas contra a gripe durante Dia D

As aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 14 de abril de 2024 | 10:20
 
 
 
normal

Quase 25 mil garantiram a dose da vacina contra a gripe durante o Dia D de vacinação, promovido nesse sábado (13 de abril), em Belo Horizonte. Segundo dados da prefeitura da capital, divulgados na manhã deste domingo (14 de abril), ao todo 24.958 pessoas foram imunizadas nos postos de imunização espalhados pela cidade. 

No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, foram 978 doses aplicadas. O espaço reuniu ações de promoção à saúde e atividades de lazer para crianças, adultos e idosos. As demais doses foram distribuídas nos 152 centros de saúde, no Centro de Atenção à Saúde do Viajante e também no Central Park, na regional Oeste da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, destaca a importância da sensibilização das pessoas para ampliar a cobertura vacinal. “Tivemos um resultado excelente nesse Dia D e aproveito para agradecer a população de Belo Horizonte, que ouviu o nosso chamado, e os trabalhadores da rede SUS-BH, que se empenharam para que pudéssemos alcançar nosso objetivo. A vacina é uma proteção, principalmente para evitar os casos mais graves de doenças respiratórias", disse. 

Segundo a PBH, a campanha segue em andamento para quem faz parte dos públicos prioritários e ainda não recebeu a dose. Para a imunização basta procurar o centro de saúde mais próximo. As aplicações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além dessas unidades de saúde, há ainda outros quatro pontos extras em funcionamento na cidade durante a semana e que aplicam as doses no público adulto. Um deles, no Via Shopping, que fica no Barreiro, realiza a vacinação contra a gripe até as 19h30, garantindo a imunização dos grupos prioritários também em horário noturno. O endereço de todos os locais pode ser verificado no portal da Prefeitura.
 
Vale lembrar que para receber a dose é necessário apresentar o documento de identificação com foto, o CPF e o cartão de vacina. Com isso, os profissionais de Saúde podem verificar a situação vacinal de cada usuário e, se necessário, atualizar as demais doses que estejam em falta no cartão.

Quem pode se vacinar contra a gripe?

Seguindo as orientações e definições do Ministério da Saúde, podem receber a dose em Belo Horizonte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; e profissionais das forças armadas.

Também já podem se imunizar as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Outros detalhes podem ser verificados neste link.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!