Mais de 70 motoristas foram autuados na noite de sexta-feira (24) em blitz direcionada a pessoas que dirigem embriagadas, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A ação, organizada em conjunto por forças de segurança e trânsito estaduais e municipais, ainda resultou na remoção de 28 veículos e no recolhimento de três carteiras de habilitação.
Ao todo, foram fiscalizados 85 carros e 35 motos. Cerca de 90 condutores fizeram o teste do bafômetro. A blitz faz parte da campanha “Sou Pela Vida. Dirijo sem Bebida”.
A ação também verificou as condições dos veículos, a documentação de carros e motos e dos condutores, além de posse e porte de drogas, armas de fogo e mandados de prisão em aberto. Um infrator foi flagrado com entorpecentes.
Operação integrada
Essa é a primeira vez que uma cidade da RMBH recebe uma fiscalização integrada. Participaram da ação 45 agentes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Transcon, autarquia responsável por regular o trânsito em Contagem.
Os representantes dos órgãos ficaram concentrados na carreta do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), onde também foi instalado o plantão digital da Polícia Civil, para registrar as ocorrências.
Antes, o modelo colaborativo era aplicado apenas em Belo Horizonte. Mas, agora, começa a ser expandido para a região metropolitana e, depois, para o interior.