Os militares de Israel que vieram ao Brasil para participar das operações em Brumadinho irão mesmo retornar ao seu país nesta quinta-feira (31).

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. 

De acordo com a corporação, os israelenses foram homenageados pelos bombeiros nesta manhã no quartel do 12º Batalhão do Exército Brasileiro. O horário do embarque das tropas de volta para Israel ainda não foi confirmado.

A informação foi antecipada pelo jornal O TEMPO na noite dessa quarta-feira (30). De acordo com a jornalista Helenice Laguardia, uma fonte garantiu que o retorno acontece devido a um mal estar generalizado entre as tropas na operação de resgate às vítimas da barragem em Brumadinho.

“Foram mal recebidos pelas forças locais. Problemas com a Polícia Militar de Minas Gerais, Exército e recepção em geral foram relatados”, contou a fonte.

Israelenses se pronunciam

As autoridades israelenses também se pronunciaram sobre o fim da operação. Em nota, disseram que "a missão da delegação israelense chegou ao seu fim com sucesso nesta etapa da operação de resgate" e que foram elogiados pelos comandantes brasileiros.

A nota diz ainda que a delegação israelense "transferirá a responsabilidade de maneira ordenada para a equipe de resgate brasileira e retornará a Israel".