Mundial

Bonito se transformou em referência

Redação O Tempo


Publicado em 18 de janeiro de 2015 | 04:00
 
 
 
normal

Inspiração para a região mineira da serra do Cipó, o município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, se tornou referência em turismo sustentável no planeta. Em 2013, após concorrer com outras mil cidades, Bonito ganhou o prêmio de Melhor Turismo Responsável no Mundo, concedido pela organização internacional World Travel Market.


De acordo com dados da secretaria de Turismo do município, o controle de turistas nas atrações da cidade começou a ser feito na década de 90 e hoje é realizado por meio de um voucher único para todas as atrações. Além de controlar o número de visitantes por dia, o bilhete auxilia na organização.

“Se chegar próximo do que é feito em Bonito, será algo formidável. Eu sinto falta disso no Cipó”, contou a empresária Luiza Botelho, 48, que já visitou e adorou a cidade sul-mato-grossense.

Expectativa é receber 20 mil turistas no Carnaval

Para o Carnaval deste ano, a expectativa dos empresários é que a serra do Cipó seja o destino de cerca de 20 mil turistas. Reuniões já estão sendo feitas para definir o planejamento do feriado e as formas de receber esse público.

“Estamos fazendo diversas reuniões com empreendedores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Tudo para que realizemos um Carnaval tranquilo e sem incidentes. Essa organização já será sentida pelos turistas no Carnaval”, afirmou o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Santana do Riacho, Gustavo Campos.

Lugares como trilhas no meio da mata terão reforço na fiscalização. A recomendação é evitar locais em que não é permitido o turismo. 

Segurança
Efetivo. Na última terça-feira, O TEMPO mostrou um aumento de 30% no efetivo de militares na região da serra do Cipó. Em janeiro e no Carnaval, a Polícia Militar contará com reforço de policiais de cidades vizinhas. O tenente Murilo Melo afirmou que, desde a morte do casal Alexandre Werneck de Oliveira, 46, e da namorada dele, Lívia Viggiano Rocha Silveira, 39, em janeiro de 2014, a corporação tem estado mais presente na região, e nenhuma outra ocorrência grave foi registrada.

Presos. Pelo homicídio do casal, Helton Moreira de Castro, 20, e Marcos Magno Peixoto Faria, 26, estão detidos no presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!