Anac

Burocracia emperra novas homologações 

Procurada, a Anac informou que a homologação só pode ser feita depois que o heliponto já conseguir autorização da prefeitura

Por Bernardo Miranda
Publicado em 27 de outubro de 2014 | 04:00
 
 
 
normal

Atualmente, o número de helipontos que esperam regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Belo Horizonte é maior do que o dos que já estão em atividade. Uma das reclamações dos investidores envolve a grande burocracia para conseguir a autorização para os espaços.
 

“A regulamentação junto à Anac é muito complexa. Há um rigor excessivo, e o tempo que eles pedem para fazer a liberação é muito longo. Pode chegar a anos. Poderia haver um reforço no quadro do pessoal da agência para agilizar esse serviço”, afirmou Rogério Botelho Parra, professor do curso de ciências aeronáuticas da Universidade Fumec.

Procurada, a Anac informou que a homologação só pode ser feita depois que o heliponto já conseguir autorização da prefeitura. O órgão ainda destacou que só autoriza o tráfego de helicópteros em um heliponto após o local passar por vistoria e receber a certificação da obra. O procedimento segue normas internacionais para garantir a segurança da operação. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!