Boa notícia

Carnaval: SLU recolheu 75% menos lixo nas ruas de BH do que no ano passado

Até a terça-feira de Carnaval, foram coletadas 700 toneladas de lixo, número bem menor que as 2.800 toneladas do ano passado

Por Ana Paula Pimenta
Publicado em 26 de fevereiro de 2020 | 12:20
 
 
 
normal

O Carnaval de Belo Horizonte de 2020 terminou com uma boa notícia: menos lixo nas ruas da capital. Segundo a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a quantidade de lixo recolhida nas ruas este ano equivale a 25% do que foi recolhido no ano passado. 

Em 2019, os garis coletaram cerca de 2.800 toneladas de lixo nos quatro dias de festa, número bem maior do que as 700 toneladas que foram recolhidas até esta terça-feira de Carnaval.

A quantidade de recicláveis recolhida também aumentou. No ano passado, foram apenas 24 toneladas. Até agora, o balanço aponta que 30 toneladas foram recolhidas.

Para a diretora operacional da SLU, Andreia Frois, um dos fatores que contribuíram para essa melhora está relacionado à forma como o trabalho foi feito. "Este ano, trabalhamos em um sistema de rede, com 1.400 garis trabalhando 24 horas na cidade, além de 405 catadores e vendedores ambulantes."

Mas, segundo Andreia, a população também teve um papel importante nesses índices. "É resultado de uma cidade mais sustentável, mais inclusiva, com a participação de todos os atores. Cada um fazendo um pouco", completou a diretora.

"Houve uma conscientização de todos os representantes de blocos e, neste ano, a gente viu muitos foliões com o seu copinho pendurado no pescoço. A gente viu muito menos copos descartáveis nas ruas", disse Andreia.

Segundo ela, isso é um exemplo de conscientização. "Isso mostra um resultado positivo para uma cidade sustentável e inclusiva", reforça.

O gari Daniel Rosa também ficou satisfeito com o comportamento dos foliões. "Quero dar parabéns para a população e parabéns para os blocos que fizeram a parte deles de não deixar lixo no chão. Quando acabava o desfile, a rua continua limpa", disse.

Bloco da Limpeza 

Pelo segundo ano, a SLU organizou o desfile do Bloco da Limpeza nesta Quarta-feira de Cinzas. Com muito samba no pé, cerca de 600 garis comemoraram o fim dos trabalhos realizados no Carnaval. 

A jovem Lúria, de 18 anos, era só animação. "Foi muito trabalho, foi mais difícil do que eu achei que fosse ser, mas agora é descansar e curtir também", disse.

O Bloco da Limpeza se concentrou na praça Sete e seguiu até a sede da prefeitura de Belo Horizonte, no centro da cidade.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!