Ao contrário do que era esperado pelos institutos que fazem a previsão do tempo, não choveu um volume considerável em Belo Horizonte em região metropolitana entre o último sábado (19) e esta segunda-feira (21).

De acordo com a Defesa Civil da capital mineira, apenas na região Nordeste choveu choveu uma quantidade que pôde ser medida: 2,4 mm. Nas outras regionais o valor constatado foi 0.

Já nesta segunda-feira, foram registradas mais ocorrências de chuva, principalmente na região do Barreiro, onde teve chuva forte no final da tarde, e em Ibirité, na região metropolitana. Nesta região, o acumulado foi de 10 mm durante o dia. Nas outras, o valor foi insignificante ou não choveu.

À noite, também foi registrada chuva, de intensidade moderada, na região de Venda Nova. Um alerta para a possbilidade de precipitar granizo foi emitido, mas isso não ocorreu.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo, explicou porque o volume foi bem abaixo do esperado. "Tivemos a formação de algumas nuvens carregadas, mas não foi de forma tão ampla, não conseguindo provocar muito chuva", disse.

Segundo Josélia, a previsão de chuva forte continua. "Existem outras áreas de instabilidade se desenvolvendo mais. Tem um maior risco de chuva forte, principalmente entre a madrugada desta segunda e esta terça-feira (22)", concluiu.