Temporal

Chuva de granizo atinge a Pampulha, em BH, após semanas de onda de calor

No bairro Pompeia, na região Leste da capital, as paredes laterais do terceiro andar de uma residência cairam sobre a casa do vizinho

Por Natália Oliveira
Publicado em 14 de outubro de 2020 | 20:13
 
 
 
normal

O bairro Planalto, na região Norte de BH e a região da Pampulha, em Belo Horizonte, foram atingidos por granizo durante uma chuva forte com ventos intensos que atinge a cidade de Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (14). A ventania intensa já causa estragos na cidade. 

No bairro Pompeia, na região Leste da capital, as paredes laterais do terceiro andar de uma residência cairam sobre a casa do vizinho. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

De acordo com o Corpo de Bomberios, as paredes são novas e foram erguidas nesta tarde. São quatro com 2,8 metros cada uma. Duas cederam. Os bombeiros seguem para o local para avaliar os danos. 

As regiões do Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha são as que registram volumes mais intensos. Nas regiões Centro-Sul e Leste, choveu de forma moderada.

 

A tempestade ocorre exatamente uma semana depois de Belo Horizonte registrar seu recorde de calor: na quarta-feira passada (7), os termômetros chegaram a 38,4ºC, e a data se tornou o dia mais quente da história da cidade, desde 1910, quando começaram as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, a temperatura mais alta tinha sido de 37,8ºC no primeiro sábado de outubro deste ano (3). Uma onda de calor como essa não deve se repetir neste ano. 

Confira as recomentações da Defesa Civil para períodos de chuva:⠀

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!