Superação

Ciclista que perdeu a perna após acidente em BH volta a pedalar

Homem foi atropelado no ano passado por um carro enquanto andava de bicicleta na avenida Cristiano Machado

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 04 de fevereiro de 2024 | 10:25
 
 
 
normal

Todo ciclista está acostumado com os altos e baixos do percurso, mas o atleta José Afro Ruas teve que superar um dos maiores obstáculos de sua jornada, que o impediu de fazer aquilo que mais gosta: pedalar. No dia 4 de fevereiro de 2023, o ciclista perdeu a perna após ser atropelado na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte. Neste domingo (4 de fevereiro), exatamente um ano após o episódio que mudou sua vida, ele escolheu transformar o que poderia ser um dia triste em um momento feliz e marcado por solidariedade.

“Ha um ano atrás eu estava desacordado. Fui atropelado por um motorista embriagado quando estava indo para mais um treino. Poucas memórias do ocorrido e um desespero para o futuro. Acordei dois dias depois e naquele momento já iniciava minha recuperação. Contei com a ajuda da família, amigos e todos com a melhor definição que a palavra amigo pode significar. Eu não sai daquele hospital sozinho”, discursa o ciclista e engenheiro José Afro, em meio as lágrimas.

Após passar por uma cirurgia para inserir uma prótese, o ciclista passou pela reabilitação e está pronto para retornar aos pedais. Para celebrar a vida e o retorno ao esporte, o atleta escolheu uma forma diferente. Juntamente à amigos e parceiros, o ele participou de um pedal solidário na Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital mineira. O evento reuniu cerca de 100 ciclistas, que juntos pedalaram pela orla.

“Eu brinco que foram três tsunamis em um ano. Hoje a gente está comemorando na melhor forma possível. Estamos comemorando a vida, a volta por cima”, conta o ciclista.

Para José Afro o momento agora é de esperança e planos para o futuro. “Para qualquer um perder a perna não é fácil, mas eu quero marcar esse dia para comemorar, não quero que seja um dia de lamentação. Eu sempre fui do esporte e quis focar no esporte após ser amputado. Mas eu tive dificuldade de me adaptar à prótese convencional, tentei pedalar como teste e vi que não seria o mesmo prazer. Agora com a ossointegração tudo voltou, voltei a ter satisfação de pedalar e agora com perspectiva de voltar a competir”, comemora.

O que é uma osteointegração?

O retorno do ciclista foi possível após ele ser submetido a uma cirurgia inovadora: a osteointegração. José Afro foi o primeiro paciente em Minas Gerais a receber o tratamento. O procedimento foi realizado em outubro de 2023 pelo cirurgião ortopedista, Dr. Bruno Souto, no Hospital da Baleia.

Segundo o médico, o método inovador, com três décadas de sucesso internacional, passou a ser realizado no Brasil em 2022. Ele explica que o procedimento oferece uma abordagem avançada para a integração da prótese do paciente à endoprótese de titânio, que é inserida diretamente no osso do paciente.

A inserção desta endoprótese na estrutura óssea permite que o titânio seja integrado ao osso, trazendo ao paciente a possibilidade de protetização com encaixe mais anatômico, menos desconforto e melhor mobilidade.

“A cirurgia de osteointegração tem o objetivo de devolver a mobilidade aos amputados e melhorar a qualidade de vida daqueles que não se adaptam às próteses convencionais ou que desejam essa alternativa”, disse o médico.

Responsável por trazer a técnica inovadora para o Brasil, o médico Marcelo Souza, conta que mais de 15 pacientes já foram submetidos ao procedimento e tiveram sucesso. “O Afro é o primeiro em BH, mas ontem eu operei o 16º caso. A osseointegração é um procedimento cirúrgico e está sujeito a complicações, mas felizmente não tivemos grandes complicações com procedimento. De toda forma estamos felizes porque é uma técnica que está possibilitando às pessoas voltar a viver com qualidade de vida”, garante.

Solidariedade

Além de celebrar a volta de José Afro aos pedais, o evento também tem um propósito solidário. Parte dos valores arrecadados será destinada ao Grupo Amor em Sementes, uma organização não governamental e sem fins lucrativos dedicada a levar afeto, carinho e amor por meio de doações a diferentes instituições e comunidades carentes.

Relembre o acidente

O acidente foi registrado por câmeras de segurança, na avenida Cristiano Machado, no bairro Floramar na região Norte de Belo Horizonte. As imagens mostram quando um veículo em alta velocidade, muda de faixa e atropela, pelas costas, o ciclista.

Segundo informações da Polícia Militar (PMMG), o motorista, de 28 anos, assumiu ter ingerido bebida alcoólica e disse que cochilou ao volante. A vítima foi socorrida pelo Samu para o Pronto Socorro João XXIII, onde teve a perna esquerda amputada devido aos ferimentos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!