certidão de óbito

Com aumento de mortes, Justiça amplia horário de cartórios aos finais de semana

No último domingo, a reportagem de O TEMPO flagrou uma grande fila de pessoas em um cartório do bairro de Lourdes que precisavam de certidão de óbito para sepultar seus familiares

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 31 de março de 2021 | 18:06
 
 
 
normal

Devido ao agravamento da pandemia, a Corregedoria de Justiça de Minas Gerais decidiu ampliar o atendimento ao público que precisa da obtenção de certidão de óbito para enterrar os familiares que morreram em decorrência da Covid. Dessa forma, foi alterada a escala de plantão bimestral nos cartórios para os registros de óbito em Belo Horizonte, durante o mês de abril. 

Dois cartórios da capital ficarão abertos aos sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os registros de óbitos poderão ser feitos nos cartórios do 1º Subdistrito (na rua Aquiles Lobo, no bairro Floresta) e do 3º Subdistrito (na rua São Paulo, em Lourdes).

A ampliação no atendimento aos finais de semana foi necessária devido ao aumento no número de vítimas da Covid. No último domingo (28), a reportagem de O TEMPO flagrou cerca de 30 pessoas em uma fila na porta do 3º Cartório de Registro Civil, na rua São Paulo, aguardando atendimento para obter o registro de óbito. O documento é obrigatório para que haja sepultamento. 

Somente em março, pelo menos 456 moradores de Belo Horizonte morreram por causa da Covid. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 3.202 óbitos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!