Risco geológico

Com chuva, barrancos cedem e causam estragos em Betim; veja os pontos atingidos

Há, pelo menos, três registros de acidentes atrelados à forte chuva que atinge a região desde quinta-feira; até o momento, não há relatos de vítimas em Betim

Publicado em 24 de janeiro de 2020 | 10:02

 
 
Acidente no bairro PTB aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), mas ninguém ficou ferido Acidente no bairro PTB aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), mas ninguém ficou ferido Foto: Marco Túlio Freitas
normal

Com o elevado grau de encharcamento do solo, devido às fortes chuvas que atingem Belo Horizonte e a região metropolitana nas últimas horas, o Corpo de Bombeiros atende, na manhã desta sexta-feira (24), inúmeras ocorrências atreladas a acidentes geológicos. São, principalmente, deslizamentos de barrancos sobre residências e mesmo desabamentos.

No município de Betim, na região metropolitana, há, pelo menos, três sérias ocorrências de quedas de barranco. Felizmente, até o momento, não há quaisquer relatos de vítimas atingidas ou feridas nesses acidentes. 

Um barranco cedeu e atingiu uma residência na rua José Gomes Ferreira, no bairro Nova Amazonas. Representantes da Prefeitura de Betim e agentes de órgãos ligados, como a Defesa Civil, já prestam o primeiro atendimento às famílias afetadas pelo acidente.

Um vídeo impressionante, que chegou à reportagem de O TEMPO, mostra o exato momento em que o barranco desliza de forma ininterrupta em direção à casa. Na gravação também é possível acompanhar parte do chão cedendo enquanto a terra cai. 

Veja:

Outro caso de deslizamento de terra sobre casa aconteceu na rua Abílio Gomes Teixeira, no bairro PTB. Neste endereço, além do barranco, parte de um muro da residência atingida chegou a ceder sobre uma escada.

O terceiro registro aconteceu bem no início da manhã desta sexta, no bairro Guanabara, nas proximidades da Escola Maria Moriz. Parte de um barranco cedeu e atingiu uma residência na rua Margarida Martins Pereira. A situação neste ponto ainda é considerada arriscada, pois há chances consideráveis de o restante do barranco ceder nas próximas horas. 

Esta matéria está em atualização.