Prejuízo

Com chuva, moradores de Sarzedo ficam ilhados e precisam deixar suas casas

Algumas das pessoas precisaram receber atendimento médico para evitar doenças relacionadas ao contato com água possivelmente contaminada

Por Lara Alves
Publicado em 02 de janeiro de 2020 | 13:10
 
 
 
normal

Ao todo, 34 famílias nos bairros Brasília, Rouxinol e Riacho da Mata em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, precisaram abandonar suas casas durante a madrugada dessa quinta-feira (2), quando um forte temporal atingiu o município e provocou o transbordamento das águas que correm no ribeirão Sarzedo. Algumas das pessoas precisaram receber atendimento médico para evitar doenças relacionadas ao contato com água possivelmente contaminada, como informou a Defesa Civil do município. 

Os piores pontos de alagamento na cidade, segundo o órgão, foram registrados nos bairros Brasília e Riacho da Mata. No primeiro, a rua Campo Formoso ficou completamente tomada pelas águas do ribeirão e, por isso, moradores acabaram ilhados e sem opção de rota de saída. Já no segundo bairro, representantes da Defesa Civil contabilizaram duas ruas também alagadas e pessoas que lá vivem também precisaram ser retiradas às pressas de seus imóveis. 

"O ribeirão Sarzedo não suportou o volume das águas da chuva e acabou transbordando. Mas, agora (no início da tarde desta quinta-feira), o nível da água já está diminuindo e nós acreditamos que as pessoas poderão retornar para suas casas até nas próximas horas e dias", explica o coordenador do órgão, José Ferreira. Ainda de acordo com ele, após serem resgatados, os moradores que ficaram ilhados foram abrigados nas casas de parentes para passar o restante da madrugada.

Assim, com tantos estragos causados pelo temporal, servidores da prefeitura precisam estão encarregados da limpeza do município já na manhã desta quinta. "Uma empresa ali no bairro Campo Formoso está dando suporte à Defesa Civil para lavar as casas atingidas pelo transbordamento do ribeirão", comenta o coordenador. Distantes de suas casas pelas próximas horas, pelo menos, moradores ainda não conseguiram contabilizar os prejuízos causados. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!