Exame

Coronavírus em BH: Teste de bebê de 18 meses dá negativo para Covid-19

Morte ocorreu na manhã de quarta-feira (20), após uma piora no quadro de saúde do bebê, diagnosticado com síndrome respiratória aguda grave

Por Lara Alves e Tatiana Lagôa
Publicado em 21 de maio de 2020 | 11:24
 
 
 
normal

Um exame feito com amostras coletadas do bebê de 18 meses que morreu em Belo Horizonte nessa quarta-feira (20) descartou a hipótese de infecção por coronavírus. A criança de um ano e meio morreu após um período de internação com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em um hospital da rede particular de Belo Horizonte. Na manhã de quarta-feira, seu estado de saúde piorou, e ele não resistiu.

A unidade de saúde iniciou ontem os exames para diagnosticá-lo ou para descartar a suspeita, e o caso foi encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs). O método usado para testar o pequeno é conhecido como padrão ouro para diagnósticos do novo coronavírus. O teste saiu na manhã desta quinta-feira (21) e não apontou Covid-19.

Apesar da existência de 191 óbitos ocorridos em função do coronavírus em Minas Gerais – 14 comprovadas só nas últimas 24 horas –, não há mortes de crianças com menos de 9 anos causadas pela infecção no Estado. Os casos e óbitos suspeitos de Covid-19 não aparecem mais nos balanços da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), sabe-se apenas que até o momento há 5.596 casos confirmados da doença.

Há, em toda a região, 23 bebês menores de 1 ano diagnosticados com a infecção, além de outras crianças 85 com idades entre 1 e 9 anos. Entre os pré-adolescentes e adolescentes, a concentração de casos é um pouco maior, há 155 compreendidos na faixa entre 10 e 19 anos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!