Covid-19

Coronavírus em Minas: Secretaria de Saúde confirma três novos casos, todos em BH

O aumento é pequeno, e repete o padrão do balanço publicado na terça-feira, quando apenas dois novos pacientes foram diagnosticados, um aumento de cerca de 1,56%

Por Gabriel Moraes e Lara Alves
Publicado em 25 de março de 2020 | 10:43
 
 
 
normal

A cidade de Belo Horizonte registrou mais três casos confirmados do novo coronavírus entre a noite de terça-feira (24) e esta quarta-feira (25). Balanço epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no período da manhã aponta que apenas a capital mineira apresentou novos diagnósticos para Covid-19, os outros municípios permanecem com os números já registrados anteriormente. Não há óbitos confirmados para a doença em Minas Gerais, e já são 14.227 os casos suspeitos. 

Com o aumento em BH, a quantidade de pacientes contaminados no Estado subiu de 130 para 133 – sendo 90 deles na capital mineira. O crescimento é pequeno, e repete o padrão do balanço publicado na noite passada quando apenas dois novos pacientes foram diagnosticados – entre segunda e terça –, um aumento de aproximadamente 1,56%. 

São 51 as pacientes mulheres contaminadas pelo coronavírus em Minas Gerais. O número de homens é maior, 82. Ainda não há casos da doença, confirmados pela SES, em idosos com idade acima de 80 anos. O maior número de registros acontece em pessoas com idades entre 20 e 59 anos – são 111 pacientes enquadrados nessa situação. Entre as crianças existe apenas um paciente, trata-se de um bebê com menos de um ano. Não há registro de casos da Covid-19 em crianças e adolescentes com idades entre 1 e 19 anos. 

Aumento baixo

Os aumentos registrados entre terça-feira e quarta-feira pela SES são considerados baixos em relação à curva crescente da contaminação nos dias anteriores. O surgimento de dois casos diagnosticados na terça e três nesta quarta-feira é discrepante se comparado ao aumento do número de casos da Covid-19 registrado nos últimos dias. Por exemplo: na última sexta-feira, eram 38 pacientes diagnosticados com a doença; já no sábado havia 55, um aumento de 44,7%. 

No domingo, foram 83 casos confirmados, ou seja, um aumento de cerca de 50,9%. Com os 128 dessa segunda-feira, o número de enfermos com coronavírus saltou 54,2%. Bem diferente do 1,56% de terça.

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a assessoria de imprensa da SES para questionar a razão desse aumento tão baixo nessa terça-feira. A pasta informou que não aconteceu nada atípico que possa ter provocado uma pequena quantidade de testes positivos para o novo coronavírus nas últimas 24 horas.

Desde a semana passada, a SES não vem divulgando o número de casos que são descartados, portanto não é possível se ter uma ideia do número de exames efetuados.

Esta matéria está em atualização. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!