Pandemia de Covid-19

Coronavírus: MG aproxima-se de 8 mil mortes; 95 registradas nas últimas 24h

Secretaria de Estado de Saúde também confirmou nesta sexta-feira (9) o aparecimento de mais 3.000 casos de coronavírus em Minas Gerais; o total acumulado supera 318 mil

Por Lara Alves
Publicado em 09 de outubro de 2020 | 10:55
 
 
 
normal

O Estado de Minas Gerais aproxima-se a cada dia da marca de 8 mil mortes ligadas a complicações decorrente da infecção pelo novo coronavírus. Apenas entre quinta-feira (8) e esta manhã de sexta-feira (9), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) declarou ter recebido confirmações referentes a 95 mortes pela doença ocorridas entre os meses de julho e setembro. A maior parte destas mortes, aliás, está concentra entre 1º de outubro e quinta-feira.

Com o acréscimo subiu para 7.992 o número de óbitos pela Covid-19 em Minas Gerais no período de seis meses desde a primeira morte pela enfermidade no estado. Em relação à quantidade de casos da doença, sabe-se que já são 318.090, sendo que 3.049 deles receberam confirmação pelo órgão estadual apenas no decorrer das últimas 24 horas.

Ainda em relação às mortes, o relatório diário publicado nesta manhã indica que em 75% dos óbitos ocorridos em Minas Gerais pelo coronavírus há constatação de que o paciente sofria de comorbidades anteriores à infecção, entre elas as mais comuns são as cardiopatias, a diabetes e as doenças ligadas ao sistema respiratório.

Sabe-se também que o número de mortos é relativamente menor na faixa etária de 0 a 19 anos – foram constatados 19 óbitos de crianças e adolescentes com estas idades. Na contramão, a quantidade é maior entre as pessoas acima de 60 anos – representam 79% dos óbitos confirmados no estado, e, não à toa, a média de idade entre eles é 71 anos. As 7.992 mortes aconteceram em 626 municípios mineiros.

Até esta sexta-feira, a pandemia de coronavírus já tinha se espalhado por 847 cidades de Minas Gerais, existindo, portanto, apenas seis municípios que não têm sequer um diagnóstico positivo da doença. Hoje, supera 318 mil o número de casos da Covid-19 registrados no estado no transcorrer dos últimos sete meses desde que houve a primeira confirmação. Apenas nas últimas 24 horas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) declarou ter registrado mais 3.049 casos da doença. Cerca de 26.500 mineiros ainda estão em etapa de recuperação do coronavírus, enquanto outros 283 mil já não mais apresentam sintomas.

Belo Horizonte concentra, nesta sexta-feira (9), 42.797 moradores que testaram positivo para a Covid-19, e 1.330 mortes aconteceram na cidade relacionadas ao novo coronavírus. Uberlândia aparece atrás da capital mineira como a segunda cidade do estado com maior número de casos da doença. O município do Triângulo Mineiro tem mais de 30.300 casos de Covid-19, e 597 mortes pela enfermidade.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!