Pandemia

Coronavírus: Minas Gerais tem recorde de mortes confirmadas em 24 horas

O Estado ultrapassou a marca de 5.000 casos confirmados de Covid-19, segundo balanço da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (20)

Por Lara Alves
Publicado em 20 de maio de 2020 | 10:11
 
 
 
normal

Minas Gerais bateu, nesta quarta-feira (20), o recorde de mortes em decorrência do coronavírus confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no período de 24 horas. Entre a manhã de terça-feira (19) e esta quarta, dez confirmações de óbitos causados pela infecção entraram no balanço do órgão estadual de saúde – dados recentes apontam que 177 mineiros morreram com diagnóstico de Covid-19.

O número de casos também não para de aumentar, e, além do recorde de óbitos, Minas Gerais também alcançou nesta quarta-feira o maior número de casos de coronavírus confirmados em apenas um dia, 309. Na terça, eram 4.977 pacientes diagnosticados com a Covid-19, hoje já são 5.286.

Dados compilados a partir dos balanços da Secretaria de Saúde, e expostos em gráficos da plataforma Brasil.io, apontam que o recorde de casos confirmados de um dia para o outro tinha acontecido, antes desta quarta-feira, em 13 de maio – há apenas sete dias. Naquela data, o relatório estadual declarava a confirmação de 298 novos pacientes infectados com o coronavírus no intervalo de 24 horas.

Os recordes de óbitos de um dia para o outro tinham acontecido já em três ocasiões, de acordo com os balanços da SES-MG: em 28 e 29 da maio e em 7 de abril – nove óbitos novos em cada uma delas.

Das dez mortes confirmadas pela pasta nesta quarta-feira, metade aconteceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A cidade é a segunda em Minas Gerais com a maior concentração de casos e mortes em decorrência do coronavírus – há 453 moradores infectados, e 21 pessoas morreram no município após contraírem a doença.

As mortes dos residentes em Juiz de Fora e que aparecem no balanço mais recente da SES-MG aconteceram entre os dias 8 e 15 de maio. As vítimas são três mulheres, com idades entre 72 e 79 anos, e dois homens, um de 56, que não tinha comorbidades, e o outro de 65 anos.

Dos outros cinco óbitos, três aconteceram nos municípios de Mar de Espanha, Leopoldina e Lavras. Os dois restantes são de moradores de Belo Horizonte, homens que tinham 48 e 62 anos, e, segundo a SES-MG, não se sabe se algum deles possuía comorbidades.

Belo Horizonte concentra a maior quantidade de pessoas infectadas em todo o Estado, uma vez que mais de 1.200 de seus moradores já contraíram o vírus, sendo que 35 pessoas morreram em função da Covid-19 na cidade. Quase 350 municípios de Minas já têm casos confirmados de coronavírus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!