
Coronavírus: são mais de 406 mil infectados em Minas Gerais, e 9,9 mil mortes
Estado registrou 3.338 novos diagnósticos de Covid-19 apenas nas últimas 24 horas; foram 46 óbitos pela doença confirmados no mesmo período

O Estado de Minas Gerais atingiu a marca de 400 mil mineiros adoecidos com a Covid-19 até essa quarta-feira (25), número este que aproxima-se de 407 mil segundo balanço epidemiológico publicado à manhã desta quinta-feira (26). A quantidade de diagnósticos do novo coronavírus na região cresce a cada hora e, apenas nas últimas 24 horas, somaram-se à lista mais 3.338 casos – uma média estimada de 139 a cada curto período de 60 minutos.
O número de mortes também não para de aumentar em Minas Gerais e, hoje, são 9.904, importando lembrar que foram 46 registradas também apenas entre quarta-feira e esta manhã, de acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O documento detalha que estas mortes anotadas recentemente não aconteceram necessariamente no período de 24 horas, mas, de acordo com estatística estadual, entre 20 de setembro e essa terça-feira (24) – a maior parte dos óbitos aconteceu em novembro, com grande incidência também em outubro. Apesar da elevação, houve uma queda no índice de letalidade da doença em Minas Gerais.
Até terça, o indicador mantinha-se próximo de 2,5%, entretanto constatou-se uma singela queda nesta quinta-feira, e o número está em 2,4%. Em relação à distribuição de mortes por municípios, são 672 aqueles que registraram óbitos pela Covid-19 até esta quinta-feira. Sabe-se, segundo boletim epidemiológico, que 80% das mortes ocorreram entre pessoas mais de 60 anos, e em 75% dos casos foi constatada presença de comorbidades anteriores, sendo as doenças do coração as mais corriqueiras entre elas.
Quanto os mais de 406 mil casos de Covid-19, eles dividem-se em 852 cidades de Minas Gerais, o que significa que apenas uma permanece imune à pandemia. Trata-se de Cedro do Abaeté, na região da Zona da Mata. Do outro lado da estatística, Belo Horizonte apresenta-se como o município com maior número de casos e também de óbitos. São 51.714 moradores da capital mineira infectados com o coronavírus, e 1.623 os que perderam a vida com diagnóstico de Covid-19.

