Trabalhadores da saúde com mais de 60 anos serão vacinados com a segunda dose da AstraZeneca, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mais de cem postos estarão disponíveis para imunizar os profissionais.
Mas, por enquanto, ainda não há data para iniciar a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades contra a Covid. De acordo com a administração municipal, são aguardadas orientações técnicas e doses para este grupo. Na quinta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) afirmou que vai incluir as gestantes e lactantes nas próximas remessas de vacinas de Pfizer e Coronavac.
As gestantes com comorbidades não precisam esperar, pois continuam sendo imunizadas em quatro pontos de imunização na capital - nas regionais Centro-Sul, Oeste e Barreiro. Até o momento, 181.116 pessoas com comorbidades ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) foram vacinadas com a primeira dose em Belo Horizonte.
Até o momento, a prefeitura não anunciou quando irá convocar moradores de 55 anos para receberem a primeira dose, pois isso depende da chegada de novas remessas. Belo Horizonte aplicou 969.000 primeiras doses desde janeiro. Já estão imunizadas 409.450 pessoas que receberam duas doses da vacina, ou seja, 20,1% da população adulta (estimada em 2.037.913 moradores).
Região metropolitana
Em Betim, hoje é dia de finalizar a campanha de vacinação para trabalhadores da educa<CW0>ção. Os profissionais podem procurar os postos montados no antigo Betim Shopping, no Centro de Referência do Trabalhador (Cerest) e na Secretaria Municipal da Educação, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Angola, Bueno Franco, Homero Gil, Alterosas, Teresópolis, Vila Cristina, Dom Bosco, Cachoeira, Alcides Braz e Citrolândia. A estimativa do município é que mais de 14 mil profissionais da educação atuem no município, em instituições públicas e privadas.
Já em Contagem continua a vacinação de pessoas com 59 anos e trabalhadores da educação. Ainda não foi divulgada a data para a convocação de pessoas com 58 anos.
Em Nova Lima, a vacinação continua sendo dedicada a pessoas com mais de 58 anos e a trabalhadores da educação.
Em Minas Gerais, até o momento, foram aplicadas 5.374.898 primeiras doses e 2.531.714 segundas doses – dessa forma, 11,89% da população do Estado está imunizada contra a Covid.