
Covid: Contagem restringe horários de bares e restaurantes e mantém proibições
Estabelecimentos terão novos horários de funcionamento; atividades de lazer e eventos com mais de dez pessoas continuam suspensas

Buscando conter o avanço da Covid-19 no município, a Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, tomou novas medidas no combate ao novo coronavírus. Segundo o decreto publicado na noite desta terça-feira (12), a partir desta quinta, serão adotadas novas regras para bares e restaurantes no município, além da manutenção da proibição de atividades de entretenimento e lazer em razão da situação de emergência por saúde pública.
O novo decreto estabelece que bares que não servem almoço não poderão funcionar de segunda a quarta-feira, sendo que somente restaurantes poderão abrir as portas no período supracitado, mas até às 15h. De quinta a domingo, ambos poderão funcionar até às 23h, podendo comercializar as bebidas alcoólicas.
Medidas de segurança como a higienização dos espaços, das máquinas de cartão de crédito e todos os equipamentos utilizados na entrega a domicílio devem ser feitas constantemente. Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar precisam afixar uma placa na entrada com a capacidade máxima de pessoas permitida dentro do local, disponibilizar álcool em gel e fazer a aferição de temperatura das pessoas.
Restrições
A prefeitura manteve as restrições às atividades de lazer e entretenimento no município, inclusive na região da orla da lagoa Vargem das Flores.
Outro veto realizado pelo Executivo é em relação à realização de eventos particulares, de qualquer natureza, que tenham mais de dez pessoas, inclusive em residências e condomínios habitacionais.
Com esse novo decreto, ficam proibídas as seguintes atividades:
- cinemas, teatros, museus, centros culturais, casa de cultura, bibliotecas públicas e privadas, parques públicos e privados, clubes de lazer, recreação, circos e parques temáticos;
- casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;
- boates, danceterias e salões de dança;
- atividades educacionais presenciais em todos os níveis de ensino;
- exposições, congressos e seminário;
- eventos esportivos, culturais e de lazer, de qualquer natureza, em propriedades e logradouros públicos;
- eventos públicos de qualquer natureza que tenham mais de dez pessoas;
- eventos particulares de qualquer natureza que tenham mais de dez pessoas, inclusive em residências e condomínios habitacionais;
- a utilização integral de toda a região da orla da Lagoa Vargem das Flores, inclusive a prática de esportes náuticos, salvo o acesso de embarcações ofi ciais.
No boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta terça-feira, Contagem teve 14.394 casos de Covid confirmados e 553 óbitos.

