Sem presentes

Dia das Mães em BH terá menos presentes e faturamento reduzido, diz pesquisa

Pesquisa do Ipead-UFMG mostrou queda de 37% na intenção de presentear no dia das Mães

Por Daniele Franco
Publicado em 06 de maio de 2020 | 19:31
 
 
 
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As mães belo-horizontinas receberão menos presentes neste domingo (10), quando se comemora o Dia das Mães. Segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da UFMG (Ipead), a intenção de presentear na data caiu 37% em 2020, maior queda em quatro anos.

A expectativa do comércio na capital também não é das melhores. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, o setor deve amargar uma queda média de 40% no faturamento na data, que costuma ser a melhor em vendas depois do Natal. "Para alguns setores, como de moda, o Dia das Mães ainda é melhor do que o Natal, e eles serão ainda mais afetados nesse período".

Conforme explicou a coordenadora de pesquisas do Ipead, Thaize Martins, o consumidor de BH nunca esteve tão pessimista em relação à economia desde 2004, o que reflete diretamente na intenção deles de investir em presentes. "As pesquisas realizadas ao longo do mês de abril mostram o reflexo direto da situacão da quarentena, de isolamento, tanto nos preços quanto nos sentimentos das pessoas", afirmou.

Alternativas

A CDL-BH, segundo o presidente, tem trabalhado com seus associados no sentido de buscar alternativas para sair da crise sem tantos prejuízos. A aposta da entidade tem sido orientar para a adoção de vendas virtuais, no WhatsApp ou nas redes sociais. No entanto, alguns lojistas enfrentam dificuldades para montar a logística necessária para atender nessa modalidade.

"Estamos estimulando para que usem o WhatsApp, por exemplo, para encaminhar dicas de presentes, no caso do Dia das Mães, e aproveitar para estreitar o relacionamento para quando tudo voltar ao normal. Incentivamos também que os empresários cativem o cliente, enviando um cartão ou uma outra lembrancinha quando entregarem o produto", detalha.

Em Minas Gerais, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa de queda nas vendas é de 46,6%. Em todo o Brasil, o mesmo levantamento aponta queda média de 60% no faturamento na data.

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