Santo das causas impossíveis

Dia de São Judas Tadeu: fiéis celebram em santuário no bairro da Graça, em BH

Santuário de São Judas Tadeu terá missa presencial para os fiéis que se cadastraram previamente; celebrações serão transmitidas pela internet

Por Alice Brito
Publicado em 28 de outubro de 2021 | 11:26
 
 
 
normal

O Dia de São Judas Tadeu é comemorado nesta quinta-feira, 28 de outubro, e, este ano, a celebração terá missas presenciais em Belo Horizonte. Está autorizada a entrada de 500 fiéis por missa no Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, no Bairro da Graça, na região Nordeste da capital.

Diferente dos anos anteriores, só poderão assistir as missas presenciais no santuário os fiéis que realizaram agendamento prévio por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. No entanto, aqueles que não conseguiram uma vaga poderão acompanhar as missas pelo youtube do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu.  

"Ainda estamos adequando as celebrações com as medidas de combate a Covid. Na porta do santuário tem uma lista que está sendo seguida. Todas as missas do dia estão repletas, mas estamos transmitindo tudo ao vivo pela internet para ninguém perder", explicou o pároco e reitor do santuário, André Lage de Alvarenga. 

 Mesmo com as medidas restrititvas o local ficou movimentado.  Desde o início da manhã desta quinta, centenas de pessoas passam pelo local para celebrar o dia de um dos santos mais populares da Igreja Católica. 
 
Entre os fiéis está um grupo formado por nove amigos.Há 16 anos, eles saem a pé de Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte, para assistirem uma missa no santuário e acenderem velas no velário do local. 

" Em gratidão as graças alcançadas é tradição, nós andamos de Sabará a BH, uma caminhada de 17kms, dá 3h30 de caminhada. Agora todos já fizeram suas orações e agradeceram o dom da vida, ano que vem estamos de volta", disse um dos integrantes do grupo, o advogado e servidor público Carlos Eduardo Chagas, de 33 anos. 

O comerciante Paulo Bonjur, de 62 anos, preferiu acompanhar as celebrações da porta do santuário. Ele aproveitou para agradecer ao santo pelas graças alcançadas e ainda aproveitou para comercializar camisetas do santo das causas impossíveis.

" Hoje resolvi reunir o útil ao agradável. Vim até o santuário agrader ao meu santo de devoção  e ainda aproveito para levar um dinheiro extra para casa vendendo camisetas de São Judas", contou o comerciante. 

Trânsito na região do Santuário

Devido às obras, para a construção da via do peregrino, o trânsito em frente à igreja está interditado. Para cruzar as ruas Jussara e Macaé, o motorista precisará dar a volta no quarteirão do santuário. Cavaletes da BHTrans sinalizam todo o local. 

Vale lembrar que impreterivelmente nesta quinta, as obras estarão suspensas para não dificultar o transitar dos fiéis.

Objetivo da intervenção é dar mais conforto e segurança aos peregrinos que caminham pelo local. As obras  devem ser concluídas em quatro meses. 

Programação especial foi montada no santuário

As celebrações desta quinta-feira tiveram início logo na madrugada.As missas irão ocorrer a cada duas horas. Para finalizar as comemorações às 18h,  o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, celebrará  uma missa no Santuário. 

Confira os horários das Celebrações Eucarísticas

0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h, 20h, 22h

5h às 23h – Visita à imagem de São Judas Tadeu

6h às 22h – Velário

Mais Celebrações

Em BH diversas igrejas realizam nesta quinta-feira, celebrações especiais em nome do santo. Na região Metropolitana, as missas em nome de São Judas também estão sendo celebradas. 

Para saber a programação e as medidas de distanciamento social adotadas pelas diversas igrejas e santuários da capital mineira e região Metropolitana, basta acessar o site da Arquidocese de BH.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!