Zona da Mata

Dono de supermercado em MG é indiciado por vender produtos com lama de enchente

Vestígios de contaminação foram encontrados inclusive em alimentos em estabelecimento na cidade de Manhumirim

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 23 de setembro de 2020 | 11:12
 
 
 
normal

O dono de um rede de supermercados em Minas Gerais foi indicado pela Polícia Civil por comercializar alimentos com traços de lama de enchentes. O estabelecimento onde a polícia verificou a contaminação fica na cidade de Manhumirim, na Zona da Mata, que foi atingida por fortes chuvas no começo deste ano. 

 

No dia 29 de janeiro, a Vigilância Sanitária recebeu uma denúncia de que funcionários do estabelecimento estavam lavando produtos sujos pela enchente para recolocá-los à venda. A vigilância repreendeu a conduta, mas, no dia seguinte, um cliente a procurou para informar ter encontrado lama em um iogurte adquirido no local.

“Constatou-se vestígios de lama em leite e sucos, por exemplo. Foi decretada a interdição do estabelecimento e o Ministério Público avisou a Polícia Civil. Começamos uma investigação e constatamos que um dos proprietários responsáveis teria orientados os funcionários a lavarem alguns itens e os colocar à disposição no supermercado”, detalha o delegado da Polícia Civil à frente do caso, Glaydson de Souza Ferreira. O proprietário foi indiciado por crime contra relações de consumo e pode ser punido com pena de dois a cinco anos de prisão, de acordo com o policial. 

Os funcionários do local não foram indiciados e o estabelecimento voltou a funcionar, após regularizar a situação sanitária, explica Ferreira. Ele também pontua que o ponto faz parte de uma rede de sete mercados nas proximidades de Manhumirim, cujo nome não é revelado pela polícia. Outros três estabelecimentos, que não pertencem à rede, estão sendo investigados na região por prática similar. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!