Linha férrea

Doze pessoas ficam feridas após ônibus ser atingido por trem em Betim

Vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde da cidade

Publicado em 19 de novembro de 2019 | 13:50

 
 
Trem colidiu com a traseira do ônibus Trem colidiu com a traseira do ônibus Foto: Ronaldo Silveira
normal

Um acidente envolvendo um trem de carga e um ônibus deixou 12 pessoas feridas no início da tarde desta terça-feira (19), na avenida Campos de Ourique, no bairro Jardim Alterosas 1ª Seção, em Betim, na região metropolitana.

De acordo com a sargento Wanessa Alves, do 66° Batalhão da Polícia Militar, os passageiros do coletivo da linha 3270 (Homero Gil/Estação Eldorado) contaram que, ao chegar no cruzamento entre a avenida e a linha férrea, por volta das 12h30, eles escutaram a buzina do trem e gritaram para o motorista, de 51 anos, parar o veículo. Entretanto, ele teria continuado a atravessar a linha e acabou sendo atingido na traseira.

"Como o trânsito estava parado do outro lado da linha, o motorista disse que não conseguiu fazer a transposição da linha. Com o impacto, parte da traseira do ônibus foi arrancada. No desespero, os passageiros que estavam atrás correram para frente e se machucaram", explicou a militar.

O motorista disse que não escutou a buzina do trem, mas que viu ele se aproximando. "O condutor alegou que achou que daria tempo de fazer a transposição”, relatou a sargento. Já o maquinista do trem, de 33 anos, contou que chegou a usar o freio de emergência, mas não conseguiu evitar o impacto.

Um caminhão de pequeno porte, que estava parado do outro lado da linha, foi atingido pelo ônibus. O condutor do veículo não teve ferimentos. 

Ferimentos leves

Doze passageiros tiveram ferimentos leves e foram levados para unidades de saúde de Betim. O motorista do ônibus e o maquinista não se machucaram.

Nota oficial

Em nota, a VLI, operadora da ferrovia, disse que “lamenta o registro e informa que há sinalização no cruzamento e todos os procedimentos de segurança foram adotados, como o acionamento da buzina para alertar e, em seguida, os freios de emergência”.

Atualizada às 15h25