Depois de centenas de entregadores de aplicativos realizarem uma manifestação em Belo Horizonte no último dia 1º, a categoria promove, neste sábado (25), um ato simbólico na praça da Savassi, na região Centro-Sul da capital.
De acordo com organizadores, a ideia é que os motoqueiros fiquem em casa devido ao agravamento da pandemia e poucos representantes façam panfletagem na região.
“Não tivemos resposta nenhuma, concreta, dos aplicativos e, por isso, estamos parando. A maioria dos motoqueiros está com o aplicativo desligado, em casa. Faremos um ato em vários restaurantes, conscientizando-os sobre a luta em todos os lugares. É um ato simbólico”, explica Vanessa Barbosa, uma das organizadoras da manifestação.
As pautas dos entregadores, de acordo com ela, são as mesmas: melhores condições de trabalho e valorização da profissão. Veja os pontos que estão inscritos nos panfletos entregues pelo grupo:
- Aumento do valor mínimo da corrida
- Aumento do valor por Km rodado
- Fim dos bloqueios e desligamentos indevidos
- Seguro de vida, acidente e roubo
- Fim do sistema de pontuação
- Sala de apoio ao entregador em Belo Horizonte para todos os aplicativos
- Suporte ao entregador 24 horas por dia
- Reunião com o governo do Estado e a prefeitura para debater a regularização da profissão
- Reunião com os responsáveis pelas empresas de aplicativos
Outro lado
Em nota o Ifood disse que "respeita, de forma incondicional, os direitos democráticos à manifestação e à livre expressão" informou "que já atende à maioria das reivindicações feitas pelo movimento dos entregadores".
A Rappi também afirmou por meio de nota que "os entregadores parceiros têm sido um elo muito importante durante esse período delicado que temos passado como empresa e como país". Disse também que "Antes da pandemia, eram realizados focus groups para manter um diálogo aberto com os entregadores parceiros".
Veja a nota das empresas na íntegra:
Ifood
O iFood respeita, de forma incondicional, os direitos democráticos à manifestação e à livre expressão. A empresa informa que já atende à maioria das reivindicações feitas pelo movimento dos entregadores -- opera com valor mínimo de entrega de 5 reais, independentemente da distância percorrida, distribui equipamentos de proteção individual e para quem não retirou os kits de proteção repassou o valor de R$ 30,00 para compra de materiais, e oferece seguros de vida e contra acidentes. O iFood reconhece que há muito a ser feito e continua, como sempre esteve, aberto ao diálogo.
Rappi
Primeiramente, é importante frisar que a Rappi reconhece o direito à livre manifestação pacífica. Somos um superapp, que conecta quatro elos - o cliente final, os estabelecimentos comerciais, a indústria e os entregadores parceiros - e estamos sempre muito atentos a melhorias operacionais para todo ecossistema, e só conseguimos isso ouvindo todas as pontas e aprendendo sempre.
Os entregadores parceiros têm sido um elo muito importante durante esse período delicado que temos passado como empresa e como país. Antes da pandemia, eram realizados focus groups para manter um diálogo aberto com os entregadores parceiros - cancelados por ora. A Rappi também oferece, desde o ano passado, seguro contra acidente pessoal, invalidez permanente e morte acidental. Importante lembrar que não há necessidade de se inscrever ou se cadastrar no seguro, todos os entregadores parceiros que estiverem em pedido da Rappi estão automaticamente assegurados.
Além disso, estamos constantemente buscando novas parcerias para oferecer condições especiais aos entregadores parceiros. Temos em vigor descontos em mais de 80 restaurantes aliados nas principais cidades onde a Rappi opera - e estamos dedicados a ampliar esse número constantemente. Também oferecemos descontos em plano de saúde, na troca de óleo, para compra de rastreador de veículo, em estacionamento de bicicletas próximo a estações de metrô e aulas de inglês online, além de Rappi Points (bases físicas para descanso, que estão fechadas devido à pandemia). Esse é um trabalho contínuo e em breve iremos lançar outros benefícios.
Fruto dessa comunicação constante, a Rappi criou um mapa de demanda para ajudar os entregadores parceiros a identificar as regiões com maior número de pedidos de forma a orientá-los sobre os locais com melhores oportunidades. Ainda, criamos o programa de pontos para atender uma demanda dos entregadores e trazer reconhecimento, preferência aos melhores prestadores de serviço para que tenhamos uma melhor entrega de experiência aos clientes finais, transparência e equilíbrio entre demanda e entregadores logados. Acreditamos muito em processos de aprendizagem e na evolução dos processos e modelos, por isso, recentemente anunciamos a eles que o acúmulo de pontos passará a ser mensal (não mais semanal) e que conseguiriam acumular pontos em qualquer dia da semana, atendendo a uma demanda também que veio deles. O objetivo é operar com transparência e equilibrar o ecossistema, considerando demanda e entregadores logados, e possibilitando geração de renda diante de um cenário de aceleração do desemprego.
Reiteramos que desde o início - e até mesmo antes da pandemia atingir o país - desenvolvemos protocolos de proteção, tanto para os entregadores parceiros quanto para o ecossistema como um todo -, tais como entrega sem contato, distribuição de máscaras e álcool em gel, além de faixas de distanciamento e sanitização de carros, motos, bikes e bags nas dark kitchens. Criamos também um fundo para apoiar financeiramente entregadores com sintomas ou confirmação da covid-19 durante 15 dias e, mantendo a transparência, delegamos a administração desse fundo para a Cruz Vermelha Brasileira.
Ainda, a Rappi informa que o valor do frete varia de acordo com o clima, dia da semana, horário, zona da entrega, distância percorrida e complexidade do pedido. Dados da empresa mostram que quase metade dos entregadores parceiros passam menos de 1 hora por dia conectados no app. Ainda, a Rappi possibilita que os clientes deem gorjeta aos entregadores por meio do aplicativo de forma segura e repassa a eles todo o valor pago a título de gorjeta. Entre fevereiro e junho, a empresa identificou um aumento de 238% no valor médio das gorjetas e de 50% no percentual de pedidos com gorjeta.
Além disso, é importante comentar que sob nenhuma hipótese os entregadores parceiros são bloqueados por exercer o seu direito de manifestar-se. Os bloqueios na plataforma são restritos ao não cumprimento dos Termos e Condições e há um canal - dentro do aplicativo do entregador - para que possam ser revistos (abrindo um tíquete dentro na seção Centro de Ajuda / Suporte / Minha Conta / Estou Desativado).
Reiteramos, mais uma vez, que sabemos a importância dos entregadores parceiros ao funcionamento do nosso negócio e estamos trabalhando constantemente e aprendendo a cada dia que passa para oferecer melhorias a eles e a todo o ecossistema.