Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Infraestrutura

Estudantes ocupam Instituto de Educação para pedir melhorias

Dezenas de alunos estão ocupando o prédio desde a manhã desta segunda-feira; Secretaria de Estado de Educação informou que o processo de licitação para reforma da escola está em andamento

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Ocupação IEMG
Estudantes em assembleia nesta terça-feira
PUBLICADO EM 24/11/15 - 19h08

Um grupo de estudantes está ocupando o prédio do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) para pedir melhorias na infraestrutura da instituição e de outras escolas estaduais de Minas. O ato teve início na manhã dessa segunda-feira (23) e reúne dezenas de alunos que pretendem manter o protesto por tempo indeterminado.

De acordo com a estudante Isabela de Moura, secretária geral do Grêmio do IEMG e integrante da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH (Ames - BH), a necessidade de reformas na escola ficou ainda mais evidente na última quarta-feira (18), quando a chuva forte que atingiu a capital alagou parte da instituição e derrubou um pedaço do teto de uma das salas de aula. A situação, segundo ela, motivou um protesto e a mobilização dos alunos, que decidiram iniciar a ocupação.

“Nosso pedido principal é por infraestrutura”, explicou Isabela, reforçando que o apelo é extensivo a todas as escolas estaduais de Minas. “Além disso, a gente está apoiando os estudantes que ocupam as escolas estaduais de São Paulo”, disse, referindo-se à manifestação dos alunos da rede estadual de São Paulo, que são contrários ao fechamento de 93 unidades educacionais no Estado.

Reforma

Segundo Isabela, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) se reuniu com os estudantes na tarde dessa segunda. “A única resposta é que já saiu o projeto”, disse a estudante, reforçando que nenhuma data foi informada aos alunos. “Se a gente não manifestar, vai demorar mais ainda”, afirmou.

Em nota, a SEE informou que o processo de licitação para a escolha da empresa que irá desenvolver o projeto de restauração e reforma geral do prédio está em andamento. "O edital deste processo já foi publicado e agora o certame está na fase de habilitação das empresas. A elaboração do projeto de restauração e reforma está orçada em R$ 477.253,16 e, por ser tratar de um projeto que envolve patrimônio tombado, deve obedecer a uma série de requisitos próprios deste tipo de construção", diz a nota. Os recursos serão do tesouro estadual.

Sobre os prazos, a SEE afirmou que no momento não é possível determinar a duração das obras, já que o projeto ainda não foi desenvolvido. Ainda segundo a pasta, além da reforma, está sendo preparado um processo de licitação para obra de combate a incêndio, no valor de R$ 705.228,72.

O que achou deste artigo?
Fechar

Infraestrutura

Estudantes ocupam Instituto de Educação para pedir melhorias
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter