Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Chuvas

Estudo diz que projeto da PBH para conter enchentes na Vilarinho é insuficiente

Projeto Manuelzão e Instituto Guaicuy alegam que as canalizações e retificações dos cursos d’água aumentam o risco e a frequência das inundações

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Alagamento na avenida Vilarinho
PUBLICADO EM 11/02/19 - 10h35

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, criticou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11), o projeto apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte para solucionar o problema de cheias na avenida Vilarinho, em Venda Nova, e solicitou que ele não seja licitado. A proposta consiste na construção de dois túneis subterrâneos na avenida com capacidade de ecoar 305 m³ de água por segundo e está orçada em R$ 300 milhões.

De acordo com estudo realizado pela equipe do projeto Manuelzão e do Instituto Guaicuy, o projeto é insuficiente, uma vez que as canalizações e retificações dos cursos d’água aumentam o risco e a frequência das inundações: como a água corre mais rapidamente no canal retificado e pavimentado, ela chega com maior velocidade aos fundos de vale, tornando as inundações mais críticas a cada ano.

“É preciso entender o conjunto da bacia, não basta olhar para o ponto de alagamento. Nós entendemos que é um projeto faraônico, que custa R$ 300 milhões, o que daria para construir cem unidades de saúde, é que não foi conversado nem com a sociedade nem com o comitê. Temos que discutir esse projeto, porque existem outras soluções possíveis”, afirmou Polignano. “Isso é uma forma de transferir o problema, porque o volume de água que sairia desse ponto seria todo jogado na região à jusante e iria para a região do Isidoro, com impacto no Ribeiro de Abreu, onde já temos problemas de enchentes”, completou. 

Segundo Polignano, no final de 2018, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) declarou que o município faria um chamamento público de projetos conceituais para escolher a melhor solução para o problema, o que não foi feito.

O que achou deste artigo?
Fechar

Chuvas

Estudo diz que projeto da PBH para conter enchentes na Vilarinho é insuficiente
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (6)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter