Extração ilegal de minério

Ex-secretário de Barão de Cocais é preso em operação da Polícia Civil

Investigação apura extração ilegal de minério e fraude no licenciamento ambiental de uma mineradora em Mariana

Por Clarisse Souza e Tatiana Lagoa
Publicado em 23 de maio de 2019 | 18:54
 
 
 
normal

O ex-secretário de Meio Ambiente de Barão de Cocais Nivaldo Nunes de Souza foi preso preventivamente ontem com outros dois suspeitos em uma operação da Polícia Civil que apura a extração ilegal de minério de ferro e fraude no licenciamento ambiental de uma mineradora em Mariana, na região Central de Minas Gerais.

Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e nas cidades de Mariana, Barão de Cocais e Santa Bárbara, todas na mesma região.

O delegado do departamento estadual especializado em crimes contra o meio ambiente Luiz Otávio Paulon disse que a empresa atuava em áreas de preservação permanente e de recursos hídricos, mesmo depois de ter as atividades suspensas pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram).

O prefeito de Mariana, Duarte Gonçalves Junior (Cidadania), se disse surpreso com a operação por desconhecer a existência da empresa na cidade. “Se eles não seguiam os trâmites legais, é um furto ao município”.

Já o procurador-geral de Barão de Cocais, Leandro Fontana, disse que o ex-secretário atuou na gestão anterior do município. Mas que, mesmo assim, será feita uma averiguação interna para descobrir se possíveis envolvidos na atividade criminosa ainda trabalham na secretaria. Além disso, a prefeitura vai apurar se foram gerados danos financeiros ao erário. Segundo ele, caso isso tenha ocorrido, o Executivo local vai entrar com uma ação de ressarcimento.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!