Circula no WhatsApp uma mensagem que afirma que gargarejar com água morna ajudaria a reduzir o impacto do coronavírus no organismo. O Ministério da Saúde alerta que a informação não corresponde à verdade. De acordo com a pasta, o virus é capaz de resistir a temperaturas de até 36ºC no corpo humano, contrariando a fake news, que alega que líquidos a 27ºC seriam capazes de neutralizar a infecção.
A mensagem falsa apresenta orientações atribuidas a um médico que teria se deslocado a Wuhan, cidade em que o surto teve inicio, para pesquisar o virus mais a fundo. O tom alarmista, as informações vagas e os erros de ortografia são evidentes na publicação.
De acordo com a mensagem enganosa, o vírus fica restrito à região da garganta por um pedíodo de 3 a 4 dias, momento em que o gargarejo com água ou chá mornos seriam capazes de evitar a progressão da doença no corpo humano.
Até o momento, não há nenhum medicamento, chá, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus, como destaca o Ministério da Saúde em seu site
Ao contrário do que diz a fake news que circula na rede social, as medidas recomendadas para prevenir a infecçao pelo coronavírus são:
- Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.
- Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
- Quando estiver doente, fique em casa.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
- Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.