Estoque

Falta insulina na rede de saúde pública de Belo Horizonte há dois meses

Fornecimento do hormônio fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), e a distribuição, do órgão municipal

Por Laura Maria
Publicado em 16 de maio de 2019 | 18:49
 
 
 
normal

A rede municipal de saúde pública de Belo Horizonte não distribui insulina, hormônio fundamental no tratamento da diabetes, há dois meses. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), nesta quinta-feira (16).

O órgão ressaltou que a responsabilidade pela aquisição, repasse e fornecimento da Insulina Glargina é da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), ficando a cargo do município apenas a distribuição do medicamento.

A secretaria municipal disse ainda, por meio de nota, que a distribuição será normalizada assim que voltar a receber os medicamentos.

A SES, por sua vez, confirmou que o medicamento está em falta, mas que a compra dele já foi realizada. O órgão informou, por meio de nota, que no momento aguarda a entrega pelo fornecedor e que, assim que receber o hormônio, vai autorizar a distribuição dele a todos os municípios do Estado onde está em falta.

Nenhuma das secretarias informou o número de pacientes que utiliza a rede pública e que depende do medicamento.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!