A retomada do projeto BH é da Gente reuniu muitas famílias na manhã deste domingo (24) nos quatro pontos da capital mineira, onde foi realizado. A ação foi vista com otimismo por pais, que acreditam que a rua de lazer contribui para o desenvolvimento das crianças.
Entre as avenidas que tiveram o trânsito de veículos interditado para a realização do evento, está a Silva Lobo, que foi fechada entre as ruas Xapuri e Garret, na região Oeste, para a instalação de cama elástica, pula-pula e mesa de pingue-pongue.
Pais, mães e crianças se divertiram e celebravam o retorno da interação, como conta a pedagoga Helenice Batella, de 45 anos, que atua como professora nos anos iniciais da rede pública de Belo Horizonte e é mãe de um menino, de 5 anos.
“Acho importante esse retorno do BH é da Gente para o desenvolvimento das crianças porque elas precisam de socialização. Elas precisam desse espaço do brincar, uma vez que, nessa pandemia, passaram muito tempo em frente à televisão. Olhando mais à frente, isso desestimula muito e prejudica o pensar", explica Helenice.
Ela completa: "Ficar em frente ao computador e ao celular por um bom tempo também prejudica o processo educativo porque ele exige uma leitura e concentração. Por isso, trazer os filhos para brincar é muito importante porque estimula isso tudo”, explica Helenice.
Questionado se a interação faz bem também para a família, a pedagoga acredita que sim. “Esse momento de convivência e interação entre pais e filhos é muito importante. Esse tempo é singular para a família. Eu entendo que a gente trabalha muito, mas é importante sair com os filhos para essa volta para a qualidade de vida da família”, afirma.
O contador Paulo Assis, de 54 anos, que também levou a filha, de 5 anos, para aproveitar o domingo com as outras crianças, concorda que esse período fora de casa é bastante produtivo. “Acho que essa volta das atividades faz uma diferença enorme na vida delas (crianças) porque passaram um período muito grande em casa e agora precisam gastar energia e socializar”, afirma.
Criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, o projeto foi suspenso durante a pandemia da covid-19. Após um ano e sete meses, o projeto retorna às atividades todos os domingos, de 9h às 13h.
Locais onde foram realizados o BH é da Gente:
– Savassi, nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.
– Silva Lobo, no espaço entre as ruas Xapuri e Garret, bairros Grajaú e Nova Granada, região Oeste.
- Av. Guarapari, no espaço entre a Avenida Portugal e Rua Deputado Salim Nacur, bairro Santa Amélia, região da Pampulha.
– Rua Araribá (Noroeste), na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.