Pandemia

Fila de pacientes à espera de leito de UTI Covid em Minas diminui 82,57%

Atualmente 134 pessoas aguardam vaga em leitos de terapia intensiva no Estado. Há uma semana, esse número era de 769 pacientes. Secretário Estadual de Saúde diz que isso é um reflexo da vacinação contra Covid em MG

Por Hellem Malta
Publicado em 22 de junho de 2021 | 13:00
 
 
 

A fila de pacientes aguardando por um leito de UTI Covid em Minas Gerais atualmente é de 134 pessoas, uma queda de 82,57% em relação à semana passada quando esse número era de 769 pessoas na fila. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (22).

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que Minas tem 1.747.308 casos confirmados de Covid e 44.623 óbitos provocados pela doença. Mesmo com o índice de ocupação dos leitos de UTI Covid no Estado em 78,3% e os leitos de enfermaria em 76,18%, o secretário diz que essa queda na fila de espera é uma melhora  importante.

“Isso é um bom indicador porque apesar de ter um aumento no número de casos no Estado, o aumento de pacientes aguardando leitos não é proporcional. Isso nos faz pensar que a vacinação vem aumentando a imunização da população em geral, e como já sabemos a vacinação é muito eficaz em casos graves e óbitos”, afirma.

Segundo Baccheretti, Minas tem um número de casos de Covid elevado, mas a vacinação mostra que parte dessas pessoas que adoeceram não evoluíram para internação, mostrando eficácia da vacina. “Isso é ponto muito importante a ser destacado, diferente de março e abril, quando a população vacinada era muito pequena”.

A pressão por leitos de terapia intensiva em Minas vem diminuindo no intervalo de uma semana pra cá, principalmente nas regiões Sul e Oeste, que mais preocupavam o Estado. “Na região Oeste, o número pacientes aguardando leitos é menor do que 10 por dia. E na região Sul caiu para entre 30 e 40, em um cenário que esse número já foi mais de 80”, disse Fábio Baccheretti.

Vacinômetro – Das 11.528.304 vacinas recebidas do Ministério da Saúde, Minas Gerais já aplicou um total de 9.143.816 imunizantes na população mineira, sendo 6.498.279 (29,91%) como primeira dose e 2.645.537 (12,39%) como segundo aplicação.

Segundo o secretário de saúde, Minas continua se mantendo entre os primeiros estados em imunização completa em duas doses. “Hoje, o Estado está em seu maior momento de vacinação diária (média móvel de 212.919 doses aplicadas). Estamos conseguindo vacinar o maior número de pessoas em toda a campanha de vacinação da Covid-19. Essa aceleração é importante para que a gente consiga terminar a vacinação conforme previsto (em outubro)”, disse.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!