Saúde

Fundação São Francisco comemora 10 anos com planos de ampliação de atendimentos

A Fundação mantém os Hospitais São Francisco, com unidades nos bairros Concórdia e Santa Lúcia, que tratam de pacientes de alta complexidade e têm atendimentos especializados na área de ortopedia

Por Natália Oliveira
Publicado em 08 de dezembro de 2020 | 17:59
 
 
 
normal

Prestes a comemorar seus dez anos de existência, a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) – que tem dois hospitais em Belo Horizonte, com atendimentos especializados em ortopedia e de alta complexidade como oncologia e neurologia – celebra os resultados obtidos desde 2011 e faz planos de ampliar sua rede a partir de 2021. Atualmente a fundação tem dois complexos hospitalares: um no bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte, e outro no bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul da capital. 

O Hospital São Francisco é um dos mais antigos centros de saúde de Belo Horizonte e foi fundado em 1936, mas fechou em 2009 por problemas administrativos. Em janeiro de 2011, a fundação assumiu a unidade no bairro Concórdia e no ano seguinte foi criada a unidade no bairro Santa Lúcia. 

Para marcar os dez anos, uma série de comemorações vai ser realizada a partir de janeiro do ano que vem, com exposições de quadros com a história da fundação, atividades com os funcionários, canecas, brindes e sorteios. 

“Hoje, o São Francisco é imprescindível para a população de Belo Horizonte, fazemos a retaguarda de pacientes de alta complexidade encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), e tudo 100% SUS. Nós somos uma retaguarda das UPAs, e isso traz uma segurança para a população da cidade”, considera o superintendente geral da fundação, o médico Helder Yankous, que também explica que o complexo só recebe pacientes encaminhados pelas secretarias de Saúde. 

A unidade do bairro Concórdia faz atendimento especializado nas áreas de oncologia, nefrologia, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, cardiologia, cirurgia torácica, cirurgia plástica e urologia. São feitas quimioterapias e oferecidos remédios para quem trata de câncer. São 230 leitos de enfermaria e 42 de Centro de Intensivo de Tratamento (CTI). “Nós temos um trabalho bastante humanizado, fazemos a reconstrução da aréola de mulheres vítimas de câncer de mama”, explicou.  

Já a unidade do bairro Santa Lúcia atende apenas ortopedia, tendo cem leitos de enfermaria e dez de CTI. “Para os próximos dez anos, eu espero que o hospital consiga construir mais um prédio de 14 andares na unidade Concórdia. Isso aumentaria muito o atendimento e é um sonho nosso. Queremos desenvolver projetos de inovação e, quem sabe, ampliar o complexo para mais unidades”, almeja Yankous. 

A manutenção da fundação é totalmente filantrópica e sem fins lucrativos. Há contratos com o Sistema Único de Saúde (SUS), as secretarias de Saúde municipal e estadual e empresas, e a arrecadação de verbas também ocorre por meio de campanhas. 

Quem quiser ajudar a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis pode fazer doações por meio de contas ou por meio das campanhas em andamento. Todas as informações estão na página do hospital para que se possa escolher para qual campanha doar. CLIQUE AQUI e ajude ou acesse o site pelo endereço: http://www.saofrancisco.org.br/pt-br/doacao/

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!