NA ESTAÇÃO CENTRAL

Governo analisa concessão do metrô após parceria com os Supermercados BH

Publicidade está no nome e identidade visual da estação Central do transporte

Por Isabela Abalen
Publicado em 22 de abril de 2024 | 14:49
 
 
 
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A parceria entre o metrô de Belo Horizonte e os Supermercados BH pode ser uma novidade até mesmo para o contrato de concessão do transporte. O governo de Minas, que gere e fiscaliza as ações da empresa Metrô BH, está analisando se é permitida a publicidade tipo "naming rights" – substituição de um nome por uma marca, como aconteceu na Estação Central Supermercados BH

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o contrato de concessão prevê que a empresa consiga receita “extraordinária” com uso de publicidade e comércios nas estações. Já a concessão de direitos de nome precisa ser avaliada: “compete à Seinfra aferir se tal contrato não contraria o previsto na concessão”, informou. 

A Metrô BH argumenta que está permitida "a exploração comercial do sistema e dos demais bens da concessão". As publicidades no metrô são realizadas por uma companhia terceirizada. 

O que pode acontecer em caso de quebra de contrato? 

O contrato de concessão do metrô de Belo Horizonte prevê indicadores relacionados ao desempenho da operação, manutenção e qualidade do serviço. Caso essas metas não sejam alcançadas, a remuneração da concessionária é impactada. “A Seinfra, apoiada pelo Organismo de Avaliação de Conformidade, acompanha a performance da empresa e verifica todos os parâmetros de desempenho”, informou o governo. 

Além disso, existem diferentes formas de extinção do contrato, tanto por interesse público quanto por descumprimento dos acordos. “O contrato de concessão do metrô, assinado em 23 de março de 2023, prevê um prazo de 30 anos de concessão e um investimento de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desde que assumiu a operação, a concessionária responsável pelo metrô da região metropolitana de Belo Horizonte vem realizando diversos investimentos”, explicou a Seinfra. 

Estação Central Supermercados BH

O metrô anunciou, na última quarta-feira (17 de abril), uma parceria com a rede Supermercados BH. O acordo publicitário prevê mudanças na estação Central, localizada na praça da Estação, no centro da capital mineira. O espaço agora conta com a identidade visual da rede de supermercados, e passa a se chamar Estação Central Supermercados BH.

Uma outra novidade prevista é no sistema de som da estação. Os passageiros irão notar a voz do influenciador mineiro Henrique Maderite. O influencer, conhecido por ser "pago para beber", reúne 1,2 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram.

O que diz a Metrô BH? 

"O Contrato de Concessão prevê a exploração comercial do sistema e dos demais bens da concessão, assim como acontece em outros sistemas metroviários. 

O Metrô BH selecionou a empresa NEOOH para esse serviço, que atua desde outubro de 2023. Os projetos de publicidade apresentados pela NEOOH são previamente aprovados pelo Metrô BH."

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