O funcionário terceirizado da Mineradora Curimbaba, sediada em Poços de Caldas, no Sul do Estado, não resistiu aos ferimentos sofridos na véspera de Natal e faleceu no Hospital Santa Lúcia, nessa quarta-feira, dia 1º. Ele, que era motorista, teve 80% do corpo queimado no último dia 24, quando ajudava a descarregar um caminhão de carvão num silo da mineradora.

O trabalhador chegou ao hospital em estado crítico, passou por cirurgias para descomprimir o tórax e os pulmões e em seguida foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, a fim de reverter o quadro, o que de fato não ocorreu.

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, houve uma explosão na tampa do veículo no momento em que o carvão era realocado no silo. Por causa disso, o pó do mineral foi lançado ao forno, o que provocou o incêndio no veículo e na estrutura.

Os primeiros socorros a João foram prestados por colegas brigadistas, que em seguida o levaram ao hospital na ambulância da empresa. Depois disso eles iniciaram o combate o incêndio, juntamente com os profissionais do Corpo de Bombeiros que chegaram ao local. As causas da explosão e do incêndio ainda serão investigadas pelas equipes técnicas e pela perícia.