Em bar de Unaí

Homem que usou símbolo nazista é indiciado por discriminação racial

A pena prevista para este crime inclui prisão de dois a cinco anos e multa

Por Da redação
Publicado em 18 de dezembro de 2019 | 18:25
 
 
 
normal

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou, nesta quarta-feira (18), o homem que usava uma faixa com a cruz  suástica, símbolo nazista, no último fim de semana, em um bar, na cidade de Unaí, na região Noroeste de Minas Gerais, por discriminação racial. A pena prevista para este crime inclui prisão de dois a cinco anos e multa.

Um vídeo circulou nas redes sociais mostrando o homem, de 59 anos, no bar e mostrando que a Polícia Militar foi acionada para o local.  A Polícia Civil abriu inquérito, na última segunda-feira (16) e pessoas que estavam no bar prestaram depoimentos. 

Na terça-feira (17), foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa e fazenda do suspeito, mas nada de ilícito ou vinculado ao nazismo foi encontrado. No mesmo dia, ele foi à delegacia para prestar depoimento e alegou sofrer de depressão e ansiedade. 

Segundo ele relatou aos policiais civis, em pesquisa na internet, ele encontrou sites que diziam que, antes do movimento nazista, a cruz suástica era utilizada como um amuleto da sorte e por causa disso ele estava a usando.

O celular do investigado foi periciado e segundo o delegado Leandro Coccetrone, foram encontrados registros no aparelho. “Ele realizou pesquisa em 35 sites diferentes, durante alguns bons minutos. Por isso, a nosso ver, ele também tinha conhecimento que a cruz suástica era utilizada pelos nazistas”, concluiu o delegado. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!