Operação Cruciatus

Integrantes de facção criminosa são presos no Citrolândia, em Betim

De acordo com a Polícia Civil, os três homens presos e o menor detido fazem parte da Gangue do Mutirão. Outros três integrantes da organização criminosa ainda estão foragidos

Publicado em 01 de outubro de 2021 | 16:03

 
 
De acordo com a Polícia Civil, os três homens presos e o menor detido fazem parte da "Gangue do Mutirão", em Betim, na região metropolitana. Outros três integrantes da organização criminosa ainda estão foragidos De acordo com a Polícia Civil, os três homens presos e o menor detido fazem parte da "Gangue do Mutirão", em Betim, na região metropolitana. Outros três integrantes da organização criminosa ainda estão foragidos Foto: Divulgação PCMG
normal

Três homens e um menor de 16 anos, todos integrantes de uma facção criminosa, foram presos durante a  operação 'Cruciatus' -  pela repressão de crimes violentos e tortura em Belo Horizonte e região metropolitana.

 As prisões foram realizadas na última quinta-feira(30), no entanto, o resultado da investigação foi apresentado nesta sexta- feira (1), pelo 2° Departamento da Polícia Civil de Contagem. 

De acordo com a Polícia Civil, outros três integrantes da facção ainda estão foragidos.  Ainda conforme a Polícia Civil, a organização criminosa denominada "Gangue do Mutirão", era atuante no tráfico de drogas, no bairro São Salvador, no Citrolândia, em Betim, na região metropolitana de BH.

A gangue é conhecida por reprimir com crueldade excessiva as pessoas que tem envolvimento com o tráfico ou crime na região. 

" Como meio de não chamar a atenção da polícia para a região os integrantes dessa facção tratam aqueles que roubam ou outros traficantes com extrema violência e requintes de crueldade", explicou o delegado responsável pela operação, Leonardo Mota. 

Prisões e detenção dos quatro integrantes

 Os integrantes da facção foram detidos após a denúncia realizada em agosto deste ano, por uma mulher, de 30 anos, que foi agredida fisicamente de forma brutal por vários homens no bairro São Salvador. De acordo com a Polícia Civil, depois de averiguações os homens foram reconhecidos como participantes de uma cruel facção criminosa. 

" A mulher contou que apanhou com pedaços de pau de vários homens que moravam no bairro dela. Eles ainda expulsaram a mulher e o marido dela da casa que eles moravam na região do Citrolândia", disse o delegado que está a frente da investigação. 

A mulher não possui passagens pela polícia, entretanto, os homens disseram para os investigadores do caso que a mulher apanhou porque eles estariam insatisfeitos com o comportamento dela na região. 

" Os homens disseram que essa mulher praticava pequenos roubos na região e, por isso, ela foi violentamente punida", contou o delegado Mota. 

Apreensões

Durante os trabalhos policiais, foram apreendidos dinheiro e rádios comunicadores.

 Presos

Os três homens presos e o menor detido já possuiam passagens pela polícia. Os homens poderão responder pelos crimes de lesão corporal, ameaça, tortura, tráfico de drogas e associação criminosa. 

Foragidos

Ainda conforme a polícia, três participantes da facção ainda estão foragidos. Quem souber do paradeiro deles pode ligar para o 181 e realizar a denúncia de forma anônima. 

Mais integrantes

Ainda está sendo investigado quantas pessoas participam da organização criminosa." Esse é só o começo dos trabalhos. Vamos começar investigar quantas e quais pessoas compõem essa facção", salientou o delegado Mota.

Operação

 Para a realização das prisões e detenção foram empenhados 60 policiais e18 viaturas.