Vulnerabilidade social

Irmãos de 7 e 13 anos são resgatados em situação de maus-tratos em Betim

Baratas andavam pelas paredes da casa, crianças estavam com fome e panelas com arroz e larvas espalhadas por todo o imóvel

Publicado em 05 de junho de 2019 | 11:51

 
 
A comida encontrada espalhada em vários cantos da casa estava imprópria para consumo, com larvas A comida encontrada espalhada em vários cantos da casa estava imprópria para consumo, com larvas Foto: Reprodução/WhatsApp
normal

Uma situação trágica chocou policiais militares na noite dessa terça-feira (5), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Durante vigília para combater o tráfico de drogas no bairro São Salvador, os agentes encontraram uma casa com aspecto abandonado e, em seu interior, estavam dois irmãos: uma adolescente de 13 anos e um menino de 7 anos. Os dois estavam há horas sem comer e tinham feito a última refeição enquanto estavam na escola. 

Pela casa, os agentes encontraram panelas e pratos com arroz espalhados pelos cômodos de chão de terra batida, a comida estava infestada por larvas. Nas paredes, baratas andavam a esmo. Os poucos móveis encontrados estavam jogados e obstruíam a passagem. Vidros das portas e janelas, quebrados. Não havia água própria para consumo e, tampouco, energia elétrica.

No momento em que bateram à porta da residência, que imaginaram estar ocupada por usuários de entorpecentes, policiais encontraram o menino dormindo em um colchão muito fino, sobre algumas madeiras. No boletim de ocorrência foi registrado que os militares sequer conseguiram chamar o móvel onde o menino estava de "cama". A irmã dele cochilava no chão frio, mesmo em uma das noites mais geladas do ano.

Durante conversa, a garota contou que ela e o irmão vivem com o pai, um senhor de 69 anos. Segundo ela, o homem costuma sair por volta das 11h e passa o dia com a namorada, enquanto as crianças ficam à mercê da própria sorte. Ela também contou que foi o pai quem quebrou os vidros das janelas e da porta, ele teria dito que consertaria o estrago posteriormente. 

Quando perguntada sobre a mãe, a adolescente respondeu que a mulher desapareceu quando descobriu que o namorado não aceitava os próprios filhos. 

Diante da situação, o Conselho Tutelar de Betim foi acionado e um servidor levou as crianças para um abrigo até que a situação seja resolvida. Enquanto aguardavam a chegada do conselheiro, militares foram até um supermercado e compraram alimentos para as crianças.

Um vídeo também foi gravado para registrar a situação em que os irmãos estavam vivendo. No momento em que o policial chega ao quarto onde o menino está dormindo, o encontra enrolado em uma coberta e pergunta a ele qual foi a última vez que ele comeu. A criança responde: "de manhã", e não comenta mais nada. 

Até o momento, o pai das crianças não foi encontrado e a ocorrência foi encerrada na 15° Delegacia de Polícia Civil de Betim. 

Matéria atualizada às 14h32