Prodígia

Jovem de 18 anos, moradora de Contagem, descobre asteroide em ação da Nasa

Laryssa Peixoto estuda física na Universidade Federal de Minas Gerais; descoberta foi em agosto deste ano

Por Da redação
Publicado em 25 de setembro de 2021 | 19:56

Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, descobriu em agosto deste ano um asteroide, em uma campanha lançada pela Nasa, e o batizou de LPS 003, iniciais de seu nome. A jovem é moradora de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. As informações são do portal G1.

A descoberta do asteroide aconteceu quando a estudante viu no site da Nasa a campanha de "caça asteroides". Ela analisou o sistema solar a partir várias imagens de telescópios em sua casa, onde mora com os pais, no bairro Flamengo, em Contagem. A Nasa reconheceu o asteroide e deu um certificado para a estudante.

Laysa sempre teve interesse em estrelas e estudou a vida inteira em uma escola pública. Atualmente, está no 2º período de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Laysa foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, e chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com medalha de bronze.