Isolamento social

Kalil: ‘BH está indo muito bem, e vamos sair antes de todas as outras capitais’

Em entrevista coletiva, prefeito lembra que, por ter sido a primeira cidade a adotar o isolamento social, flexibilização das regras na capital pode vir antes

Por Lucas Morais
Publicado em 20 de abril de 2020 | 14:44
 
 
 
normal

Apesar de ser a sexta maior cidade do país, a capital mineira é a trigésima em relação ao número de mortos pelo coronavírus no país. O dado foi apresentado pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira. Para Kalil, o índice ainda não é tão expressivo devido à adoção do isolamento social antes de outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, que estão próximas de um colapso na rede pública de saúde. Por isso, o prefeito acredita que a capital será a primeira a retomar comércios e outras atividades econômicas.

“Estamos indo muito bem e estudando, sim (a flexibilização), vamos sair antes de todas as outras capitais. Não por astrologia, mas cooperação e ações responsáveis, que temos tomado durante esse mais de um mês”, enfatiza. 

De acordo com o chefe do Executivo, a prefeitura vem tomando todas as medidas necessárias para que o sistema de saúde não entre em colapso durante o pico da doença, previsto para o próximo mês. “É uma espera do inimigo, e estamos preparados. Depois, voltaremos à normalidade de forma gradual, honesta, sem demagogia. Enfim, todos fiquem em casa que vamos superar muito antes do que todo mundo está pensando”, afirma.

Podcast Tempo Hábil Entrevista: médico e advogado sanitarista apresenta caminhos para o futuro

 

Prefeito recebe apoio de parlamentares

Ainda na entrevista coletiva, o prefeito Alexandre Kalil disse que recebeu uma carta assinada por 34 dos 40 vereadores que apoiam as medidas tomadas pelo Executivo para combate ao coronavírus. Também participaram do encontro o líder do governo da Câmara, Léo Burguês (PSL), e o vereador Álvaro Damião (DEM).

Conforme Léo Burguês, será entregue na próxima quarta-feira outra carta, que conta com o apoio de sete sindicatos dos setores econômicos com sugestões ao Executivo para minimizar a crise enfrentada pelo setor.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!