Mais de 28 mil crianças que ainda não foram imunizadas contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) são esperadas hoje nos 151 centros de saúde e nos quatro postos extras de vacinação abertos em Belo Horizonte. A prefeitura volta a disponibilizar as doses para as famílias que têm dificuldade de levar os pequenos durante a semana. O público-alvo na cidade totaliza 109.438 crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal atual é de 74%, e a meta é de 95% das pessoas (o que equivale a 22,9 mil crianças para chegar à meta).

“A gente espera que amanhã (hoje) a população que ainda não se vacinou compareça às unidades. Os pais e os responsáveis que ainda não puderam levar os filhos têm o dia todo para isso. A única forma de proteger a população é vacinando as crianças”, afirma a assessora da Diretoria de Promoção e Vigilância em Saúde da pasta, Jandira Lemos. Mesmo quem já se vacinou antes deve receber o reforço, exceto as crianças imunizadas nos últimos 30 dias.

Na capital, há 25 casos suspeitos de sarampo em investigação, e outros cinco foram descartados. Em Minas, 81 casos são investigados atualmente, conforme a Secretaria de Estado de Saúde.

Apesar de não haver casos confirmados no Estado, existe preocupação quanto à transmissão da doença. “Estamos com surto no Norte do país, casos em São Paulo e Rio. A população viaja, vai de um lado para o outro a trabalho ou a lazer, e a pessoa pode ter contato com o sarampo. A transmissão é altíssima, por meio de gotículas espalhadas pela fala. Vamos vacinar para a doença não voltar”, alerta Jandira.

Cobertura vacinal. No país, 80% das crianças foram vacinadas. Até ontem, apenas Amapá, Rondônia e Pernambuco já haviam imunizado mais de 95% do público-alvo.

Casos. Até 28 de agosto, 1.553 casos de sarampo haviam sido confirmados no país, e 6.975 são apurados.

Cidades fora da meta terão ações

Em Minas Gerais, todos os municípios que ainda não alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal contra sarampo e paralisia infantil devem abrir as unidades básicas de saúde hoje para a imunização das crianças, segundo recomendação da Secretaria de Estado de Saúde. 

Em cidades como São João del Rei, no Campo das Vertentes, e Rio Vermelho, no Alto Jequitinhonha, a cobertura ainda não chegou a 60%. 

No Estado, a cobertura vacinal contra as doenças é de 85% atualmente, e a expectativa, de acordo com a pasta, é atingir a meta hoje. Segundo a secretaria, há vacinas suficientes em todas as cidades.