Situação grave

Medicamentos se esgotam em Sabinópolis depois de intoxicação com farofa

Instituição filantrópica pede ajuda com doações e disponibilizou lista de medicamentos que são necessários

Por Raquel Penaforte e Léo Simonini
Publicado em 22 de setembro de 2019 | 18:22
 
 
 
normal

Uma festa de aniversário na zona rural de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce, na noite desse sábado (21) terminou antes dos parabéns. Possivelmente uma farofa estragada pode ter sido a responsável por uma intoxicação alimentar em mais de 150 convidados.

A situação é tão grave que já não há mais medicamentos para atender a população no hospital São Sebastião, instituição filantrópica da cidade que presta o serviço. Uma das responsáveis pelo atendimento, Giselda Chaves, disponibilizou uma lista de medicamentos que são necessários, além da conta bancária da instituição, para que possam ser feitas doações. (Leia no final da reportagem).

"Infelizmente não temos mais nenhum medicamento para esse tipo de situação, apenas uma caixa de luvas descartáveis e uma caixa com 12 frascos de soro de 500 ml, mas as pessoas não param de chegar", disse Giselda no fim da tarde deste domingo (22).

De acordo com funcionários da unidade hospitalar, por volta 23h50, os primeiros convidados da festa começaram a chegar à unidade de saúde apresentado diarreia e vômito. Ao longo de toda noite, mais de 100 pessoas de todas as idades foram atendidas e medicadas.

"Pelo menos 150 pessoas foram atendidas até as 5h, horário em que eu estava no hospital. Mas ao longo do dia muitas outras pessoas chegaram", continuou Giselda.

Outros 50 convidados, que também passaram mal durante o evento, foram levadas para hospitais de Guanhães e Virginópolis, na mesma região,porém, nem eles comportam mais receber tantos doentes.

A Polícia Militar da cidade foi acionada para dar auxílio aos convidados intoxicados e a vigilância sanitária da cidade coletou amostras da farofa para analisar o alimento.

Veja a lista de medicamentos em falta:

- Plasil/metrocloplamida
- Buscopam
- Água destilada 10 ml
- Ondansetrona
- Piridoxina
- Soro fisiológico de 1000
- Soro fisiológico de 500
- Equipo macro c/ injetor
- Seringa descartável de 10 ml
- Jelco nº 22
- Jelco nº 24
- Luvas para procedimento
- Álcool
- Papel higiênico

Conta para doação:

Banco do Brasil
Conta corrente - 2007-9
Agência: 2557-7
Associação de Caridade São Sebastião.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!