Heroína

Menina de 16 anos que salvou o irmão durante incêndio morre no hospital

Jackeline de Andrade teve 60% de seu corpo queimado depois de voltar à casa em chamas para salvar o irmão de 4 anos

Por Lara Alves
Publicado em 19 de março de 2019 | 18:22
 
 
 
normal

A adolescente Jackeline de Andrade, de 16 anos, que teve 60% de seu corpo queimado ao resgatar o irmão de 4 anos durante um incêndio na casa em que viviam, morreu nesta segunda-feira (18), no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. 

O hospital informou que a menina apresentou um quadro de infecção generalizada que, associado às queimaduras graves, provocou parada cardiorrespiratória. Ela estava internada há mais de dois meses, mas há 15 dias havia apresentado melhora e deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Incêndio destruiu casa da família

O incêndio responsável pelas queimaduras no corpo da garota aconteceu na madrugada do dia 15 de janeiro, as chamas rapidamente se alastraram e consumiram toda a casa em que a família vivia em Colombo, município na região metropolitana de Curitiba. 

Toda a família conseguiu sair de casa a tempo, menos Gabriel, o filho mais novo que tem apenas 4 anos. O pai, Jair de Andrade, contou que seguiu correndo em direção à residência, mas teria sido barrado pela filha que voltou sem pestanejar para buscar o irmão. Ela o encontrou escondido atrás do fogão e conseguiu entregar o menino aos pais pela janela da cozinha.

No entanto, a adolescente não conseguiu pular a janela para sair e precisou atravessar o cômodo que estava completamente tomado pelas chamas.

A polícia curitibana investiga a possibilidade de um incêndio criminoso. À época, Jackeline contou aos agentes que viu alguém rondando a casa durante a madrugada e, na cena, a perícia encontrou vestígios de coquetel molotov. 

Apesar disso, há também a hipótese de que velas possam ter sido a causa das chamas. A família morava de favor no imóvel e a residência estava sem energia elétrica há três meses.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!