Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Cidades

Mercearia do Padre Eustáquio fornece gratuitamente livros a clientes

Serviço começou há cerca de dois meses e já conquistou leitores de outros bairros

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Merceoteca funciona no bairro Padre Eustáquio
PUBLICADO EM 03/06/14 - 12h52

Junto a legumes, pães e produtos típicos de pequenas mercearias, um comerciante do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da capital, encontrou uma maneira inusitada de incentivar o hábito da leitura. João Alves, 45, disponibiliza parte de seus livros gratuitamente aos clientes.

Aberta há dois meses na rua Coronel José Benjamim, a mercearia-biblioteca Porteirinha funciona em horário comercial e conquistou leitores de outros bairros.

Não há exigências para fazer um empréstimo, é preciso apenas informar os dados pessoais aos proprietários do estabelecimento. “Nunca houve caso de alguém que não devolvesse obras. Pessoas de outros bairros vêm pegar livros emprestados e não há problema”, conta Daniel Lázaro, 22, sócio do estabelecimento e sobrinho de Alves.

O jovem explica que não é preciso nem mesmo fazer uma doação simbólica. No entanto, observa Lázaro, usuários e consumidores começaram a doar exemplares. É o caso do representante comercial Willer Gouveia, um dos mais assíduos, que, após pegar emprestado vários livros de Jorge Amado, doou obras.

Apesar de a mercearia também não marcar data para que o usuário entregue a obra escolhida, os leitores costumam ser rápidos na devolução. “Devolvi ontem mesmo um livro que peguei anteontem”, diz Gouveia. De acordo com Lázaro, cerca de 500 livros já foram catalogados.

O que achou deste artigo?
Fechar

Atitude

Mercearia do Padre Eustáquio fornece gratuitamente livros a clientes
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter