MANIFESTAÇÃO

Moradores do bairro Capelinha fecham a Via Expresssa, em Betim

Esta foi a terceira paralisação nesta semana; eles bloquearam a via queimando pneus

Publicado em 25 de setembro de 2013 | 07:10

 
 
normal

Moradores do bairro Capelinha, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, fecharam pela terceira vez na semana,  a Via Expressa, na manhã desta quarta-feira (25).

Os manifestantes queimaram pneus por 3 horas em protesto contra desapropriação das famílias que vivem no local conhecido como terreno Morro Velho, área que é considerada de risco pela Defesa Civil .

O primeiro protesto ocorreu na noite da última segunda-feira,  (23) . Na manhã de ontem (24),  os protestantes  foram até a casa do prefeito Carlaile Pedrosa e logo em seguida, até a prefeitura, mas segundo eles nenhuma resposta foi dada e nenhum acordo teria sido feito .
De acordo com os manifestantes, a Defesa Civil afirma que o terreno em que vivem 170 famílias é uma área de risco e que pertence à prefeitura, mas os moradores alegam que o terreno foi doado às famílias.

" Nós temos comprovação da doação e não vamos deixar tudo ser tirado da gente assim, de forma incorreta . Ontem fomos até a prefeitura e ficamos por lá durante 4 horas . Ninguém nos atendeu e nenhuma resposta foi dada " , conta uma dona de casa que preferiu não ser identificada .

Ela afirma ainda que os manifestantes prometem para a via nos próximos dias .

" Vamos parar quantas vezes for preciso , até que alguém nos dê uma resposta ", completa .

De acordo com a Prefeitura de Betim, foi apresentado um documento que comprova que o terreno pertence ao município durante reunião com uma comissão de moradores na tarde da última  segunda-feira (23). Ainda segundo a prefeitura, como o grupo não apresentou documento comprovando a posse do terreno, o caso foi encaminhado à procuradoria do município, que vai avaliar o caso e tentará dar um destino para as famílias.

Viaturas da PM e da Transbetim estiveram no local  . Devido ao protesto , o trânsito na região no sentido capital ficou totalmente lento .  

 

Atualizada às 10h06